Game of Thrones: Diferenças

A principal diferença entre os livros que inspiraram a série de TV Game of Thrones e a própria série não está em personagens cortados, nomes alterados, batalhas simplificadas ou cenas de sexo para atrair audiência adulta (as da série de TV são superiores à dos livros).

A grande diferença é a narração.

Nos livros há um número reduzido de personagens narradores – cerca de 6 a 8 por livro – e não há a figura do narrador onisciente. Assim, se algo ocorrer sem que haja um personagem narrador por perto, saberemos apenas versões do acontecimento.

Um exemplo para a série de TV é o episódio 3 da segunda temporada, exibindo em estreia mundial no domingo, 15 de abril de 2012. Há no episódio uma sequência entre Loras e Renly Baratheon e depois entre a noiva de Renly e irmã de Loras, Margaery, que toca no assunto de sua virgindade e que saberia das preferências homossexuais do rei e esposo.

No livro tal sequência não existe por que nenhum dos três é um personagem narrador. Todos os eventos do acampamento de Renly são narrados pelo ponto de vista de Catelyn Stark e consequentemente somente aquilo que ela assistiu, não se infiltrando na intimidade do irmão mais novo de Robert Baratheon.