Opções sexuais

Enquanto pais se descabelam porque o jogo “Star Wars: The Old Republic” tem a opção sexual “homossexual” e Scott Lobdell em The New 52: Teen Titans introduz com estardalhaço um herói gay apenas para chocar os valores, James Robinson consegue produzir uma história com um personagem gay que funciona, deixa claro a opção sexual do personagem e como deveria ser objetivo de todas as histórias que tem este pano de fundo, esta consegue não choca ninguém.

Publicada em Starman/Congorilla #01 de março de 2011 (data de capa) e traduzida aqui no Brasil em Liga da Justiça #109 (Panini, dez/2011) vemos o herói alienígena Starman depressivo após a morte de seu amante e agora com rápidos encontros de uma noite apenas e a tentativa de seu amigo Congorilla de recuperá-lo num misto de ação e aventura: para curar uma enxaqueca e um coração partido basta enfrentar os vilões da editora. A história é uma série de one shot da DC Comics mas aqui no Brasil funcionou como interlúdio para o arco LJA: Ômega também escrito por Robinson.

O autor trabalha com esta versão de Starman – um alienígena de pele azul com um cristal no peito – desde quando trabalhou na série Starman do jovem Jack Knight, filho do Starman original dos anos 1.940. Apesar de não haver nenhuma confusão cronológica no personagem Starman (comparado por exemplo com Gavião Negro/Hawkman que precisa de um tratado para ser explicado) é bom lembrar que a DC Comics já tentou resgatar a marca com vários personagens e a última vez que vi uma conta eram sete Starmen na editora, entre eles o Starman criado por Roger Stern/Tom Lyle (publicado no Brasil em DC 2000) e o personagem da Legião dos Super-Heróis/Sociedade da Justiça.

Este Starman surgiu nos anos 1.970 e antecedeu o Starman brevemente conhecido no Brasil como Astro ou Zênite.

Desde que assumiu a Liga da Justiça, na série Liga da Justiça: Clamor por Justiça Robinson tem utilizado o personagem, informando a sua sexualidade e nem por isso feito dele uma bandeira para exploração midiática tencionando apenas aumentar as vendas.

Ponto para Robinson e vaias para Lobdell.