Brave New World with Stephen Hawking


Séries científicas lotam a grande de programação dos canais de documentários como Discovery Channel, History Channel e Nat Geo. Além destes e dos desdobramentos deles (Discovery Travel & Living, Discovery Home & Health), há uma dezena de outros que não tem correspondente direto no Brasil como Channel 4.

Alguns programas são interessantes para engenheiros, outros para militares, outros para entusiastas de ficção científica (sci-fi) como eu.

No recente primeiro programa da série Brave New World with Steph Hawking do Channel 4 descobrimos que a Google, aquela empresa desconhecida que tem tantos braços quanto (im)possível nas mais diversas áreas, que começou com um sítio de busca eletrônicas na Internet e que é dona, entre outros, do Orkut, do Gmail e inclusive do Blogger (o sítio que hospeda este blog) já desenvolveu uma tecnologia que permite que veículos trafeguem nas mãos sem a necessidade de um motorista.

O sistema que usa o princípio do sonar, enviando 64 raios laser e codificando a posição dos objetos a partir da distância destes, permite que se marque um destino e se vá até ele sem nenhum esforço real.

Você pode supor ser sci-fi pura, mas o modelo é bem real e mesmo ainda não tendo sido fabricado em série, nos EUA o estado de Nevada já alterou sua legislação de modo que seja possível a autorização para o uso deste veículo.

Qual o interesse do Google?

Ora! Além da tecnologia ser sua e vendê-la para as empresas automobilísticas, existe um ganho “oculto”: ao marcar um destino através do painel eletrônico no veículo, a empresa poderá cruzar os dados de sua viagem com os dados de seu braço Google Earth, onde ela vende propagandas, ou com os dados do Google Panoramio  que vincula fotos a lugares – atualmente um sítio “menor” da empresa. O cruzamento destas informações irá possibilitar receber uma foto no celular (ou escanear de uma revista) e “jogar” no sistema do veículo, que irá estabelecer a rota mais econômica para o local e levá-lo, se assim desejar do mesmo jeito que o Google Earth já sugere rotas para você.

Será assim tão sci-fi? Lembre-se que já existem carros com dispositivos de estacionamento eletrônico.

“O futuro não é mais como era antigamente”.