Stoq: uma ferramenta interessante

Não é minha a frase mas eu tenho popularizar a seguinte citação do Brian Sam-Bodden, presidente e arquiteto de software chefe da Integrallis Software, em Desenvolvimento em POJOs – Do iniciante ao Profissional (Alta Books, 2006): “Um dos motivos pelo qual a comunidade de código aberto é tão prolífica é que tudo, menos o software mais trivial, é difícil e caro de ser produzido e as soluções prontas fornecidas pelos produtores comerciais muitas vezes não conseguem gerar uma solução completa.

Tendo em vista isto, eu não encontrava com facilidade um aplicativo para rodar no Ubuntu em uma loja comercial 100% com software livre.

Agora tenho!

É o Stoq que pertence à Async Open Source e está disponível desde 24 de novembro de 2.010 a versão 0.9.14.

Com excelente, amplo, ilustrado e completo manual a aplicação serve para as funções de:
Emissão de Nota Fiscal eletrônica
Emissão de Cupom Fiscal
Contas a Pagar
Ponto de vendas
Administrativo
Inventário
Vendas
Compras
Estoque
Contas a Pagar
Caixa

Aconselho aos leitores do blog a consultarem o manual – aqui – e se interessarem baixarem o software – o manual há os comandos para tanto.

Qual a vantagem do Stoq?
Como software livre, Stoq permite que seu código seja público e passível de alteração pelo usuário. Como qualquer software livre, você pode baixar, usar, distribuir, alterar (se necessário e tiver conhecimento) e redistribuir. Assim também como qualquer software livre a assistência técnica não é gratuita, mas nada impede que você nunca a utilize. O mesmo então que o software proprietário onde você reluta para não usar a assistência técnica da empresa pois o custo da ligação mais honorários torna proibitivo tal ação.

Faça as contas e veja se é interessante adotar esta software na sua empresa.

Aviso adicional
No universo do software livre não se cobra pelo software, mas pelo serviço. Porém o manual do Stoq é completo o suficiente para que não seja necessário usar conhecimento de “técnicos de informática” ou “instaladores”.

Se o software proprietário que você tem em sua empresa atende suas necessidades e tem um custo/benefício em conta para seu padrão, aconselho apenas a testar o Stoq e eventualmente rever suas políticas de gerência de sistemas. Ter uma opção é sempre interessante.