The Legion: Dream Crime

Dream Crime é um simpático arco em cinco partes que transcorre dos números #19-23 da série The Legion (jun-out/2003), escrito por Dan Abnett & Andy Lanning, lápis de Chris Batista (novo artista regular) e finais de Mark Farmer, as capas ficam a cargo de Tony Harris (arte) & Tom Feister (cores).

Saturn Girl & Dreamer vão à Titã, o satélite de Saturno, terra natal da primeira, para que esta possa ter um descanso da pressão do último ano e a segunda possa usar a rede de transmissão de mensagens sediada naquela lua para servir como ampliação de sua precognição.



Dreamer está tendo flashes com os companheiros mortos – em especial o namorado Star Boy. Ela teme que um mito dos séculos XX/XXI chamado Darkseid esteja retornando.

Explorando o descanso de Saturn Girl e o temor de Dreamer o vilão Universo usa a “Titanet” para controlar mentalmente os Planetas Unidos e joga Saturn em uma ilusão – dando a ela o quê deseja, o namorado Garth – e a Legião num confronto ilusório com parademônios e o próprio Darkseid!


Há a edição de chegada em Saturno, há a edição da dimensão ilusória, há a edição do choque de realidades e descoberta da ilusão, onde Shikari e Sensor – nada satisfeita com seu novo corpo – resistindo à ilusão se perdem no threshold e acabam sendo resgatadas por Karated Kid e Ferro – em treinamento num templo num mundo distante.

Os quatros (Shikari, Sensor, Karate Kid e Ferro) retornam enfrentam Universo, o iludem de sua derrota apenas para dar tempo para auxiliar na fuga de Saturn Girl, que devido à uma interferência do bebê de Ultra Boy e Apparition – que não para de crescer, envelhecendo uma semana a cada dia – conseguem fazer frente ao vilão.

Novamente o arco não tem novidades para os conhecedores da cronologia da Legião dos Super-Heróis. Há, inclusive, um arco bem semelhante já publicado no Brasil no volume 3 da série original. Mas assim como os outros arcos a equipe de produção consegue criar uma história que aproveita o melhor do passado apresentando para as novas gerações.

Ouso dizer que que este arco teve melhor resultado do quê a história que o inspirou.

A edição #24 é a conclusão da trama da Umbra que retorna ao seu mundo depois de ter perdido seus poderes. Lá ela descobre que não é mais a campeã de Talok VIII. Arte de Steve Lightle desenhista que construiu carreira desenhando os números iniciais do terceiro volume da equipe nos anos 1.980. Alguém tem dúvida que ela retorna ao Legion World novamente como campeã planetária?

Se os arcos da série The Legion não são nenhuma obra de arte e inovação eles, com certeza, cumprem o papel básico da diversão!