Lost [6x17 & 18] – O fim III: Respostas


Todas as perguntas foram respondidas?

Não. Mas a maioria.

A série brincou com a nossa percepção várias vezes desde o início e especialmente na época dos “flash forwards”, agora termina mostrando que foi apenas uma longa competição, sem que os competidores soubessem que eram candidatos a isto.

Com isso têm-se a impressão de que muito na série foi desnecessário.

É verdade!

O mais desnecessário foi o conceito dos “Outros”. Sua existência deu sentido a muitas tramas, mas no final se tem a impressão que foi algo imposto para alongar a série quando não se sabia exatamente para onde ir.

Muita gente se esqueceu, mas parte dos sobreviventes foram seqüestradas no início da série. Acreditava-se simplesmente eles tivessem ficado com os Outros e quando houve os consecutivos massacres no templo (cometido por Locke) e na praia (cometido por Widmore, numa tentativa de matar Locke) estas pessoas tenham morrido.

Mas pode ser que não. Podem ter sobrevivido e continuado na ilha com Hugo, Ben, Bernard e Rose. Isto não é essencial saber, mas são exemplos que coisas que ficaram sem respostas, assim como a maneira que Hugo (como protetor da ilha) escolheu para Desmond finalmente sair de lá e quando isso realmente aconteceu.