O bom, o mau e o feio

A Dynamite está publicando uma série baseado no filme de faroeste The good, the bad and the ugly (no Brasil “O bom, o mau e o feio” ou “Três homens em conflito”).

O filme tem Clint Eastwood, Eli Wallach e Lee Van Cleef e faz parte de um trilogia de western spaghetti de Sergio Leone, precedida pelos filmes “Por um punhado de dólares” e “Por um punhado de dólares a mais”. Nos três filmes Eastwood interpreta o mesmo personagem, um pistoleiro rápido no gatilho, silencioso e com uma moral dúbia. Ao longo da sua carreira como diretor, Eastwood retornaria ao arquétipo do personagem em pelo menos três vezes.

O filme O bom, o mal e o feio é um dos melhores westerns de todos os tempos e também é um filme da velha escola, onde filme era longo e realmente delineava a personalidade dos personagens. Tem 2h 56 min e diverte a todo o instante. Caso tenha a oportunidade assista ou reassista, com atenção especial à memorável trilha sonora de Ennio Morricone (aqui). Com o mesmo diretor temos o também fundamental “Era uma vez no oeste” - o primeiro da trilogia seguinte de Leone.

Infelizmente a versão em quadrinho da obra não reproduz a intensidade do filme, especialmente por que os filmes de Leone são imensamente dependentes do som. É impossível, por exemplo, assistir à Era uma vez no oeste com a TV baixa ou conversando, já que você é absorvido pelo filme e os ruídos e mesmo a falta deles fazem parte da trama.

Excelente filme. Péssima adaptação.