Batman #89 – o fim

Apesar de não ser o fim da série é uma edição de mudanças.

É a última com formato de 100 páginas, já que foi atingida pela revolu$ão da Panini Comics.

Também encerra a série Nightwing com a edição # 153 por Peter J. Tomasi, Don Kramer e Jay Leisten/ Sandu Florea/ Rodney Ramos. Dick Grayson se prepara para manter a responsabilidade de patrulhar Gotham City com seu mentor morto/desaparecido.

Depois encerra Catwoman volume 3 publicando as edições #81 e 82 por Will Pfeiffer, David López e Álvaro López. Com mais do mesmo.

E a edição termina com a segunda e última parte de O quê aconteceu com o Cavaleiro das Trevas de Detective Comics # 853 por Neil Gaiman, Andy Kubert e Scott Williams.

Não resta dúvida alguma que o único valor da edição é concluir o arco de Gaiman, mas muita gente é simpática ao Asa Noturna e à Mulher-Gato e a Panini tinha espaço, fez então a gentileza de publicar o final das séries.

A partir do próximo mês começa “A batalha pelo manto” e depois a escolha do novo Batman, para por fim, surgir um novo título (Batman & Robin) que irá compor a série nacional.

A batalha pelo manto foi duramente criticada nos EUA e vários roteiristas confessaram que Dan Diddio alterou diálogos e andamentos nas tramas de modo a obrigar comprar as edições especiais e das séries mensais. No final a identidade do novo Batman até vazou para a Internet.

Minha única diversão nisso tudo é ler em português Batman & Robin em breve.

Veremos.