A DC-Panini neste início de ano

Vamos ver como estão as séries da DC/Panini?

Superman traz:
Action Comics
Superman
Supergirl
A quarta história pode ser um especial ligado à Novo Krypton ou mais uma história. O mix está estável.

Batman traz:
Batman
Detectice Comics
Nightwing
Cat Woman
Haverá muitos especiais ligados ao evento A batalha pelo manto, que resultará no cancelamento de Asa Noturna e Mulher Gato.
Surgem Batman & Robin de Grant Morrison e Sereias de Gotham com as personagens femininas, mas esta última série é bem secundária.
Apesar de passar por grandes mudanças tudo continua na mesma e já foi anunciado o retorno de Bruce Wayne.

Liga da Justiça traz:
Justice League of America
Justice Society of America
Flash
Wonder Woman
Está estável, apesar de Flash ser cancelado para dar lugar à Flash Reborn e depois uma nova série mensal.
A Sociedade tem uma segunda série (JSA All-Stars) e dois personagens ligados à equipe tem série própria nos EUA (Poderosa e Magog).
A Liga continua com sua série Classified, que eventualmente é publicada.
Assim existem quatro títulos que podem ou não ser publicados.

Novos Titãs traz:
Teen Titans
Titans
Robin
Batman and The Outsiders
Está estável. Depois de A batalha pelo manto, a série Robin é cancelada e dá lugar à “Red Robin”; ou seja, seis por meia dúzia.

Dimensão DC: Lanterna Verde traz:
Green Lantern
Green Lantern Corps
Gold Booster
The Last Days of Animal Man.
Está estável. Os últimos dias do Homem Animal é uma série limitada e seu fim deve coincidir com o início de “A noite mais densa”, o quê deixará a série com lugar para publicar a série principal ou algumas das auxiliares. Superman, Batman, Mulher Maravilha e SJA tem minisséries ligadas ao evento de três partes cada e há também várias edições especiais.

Superman/Batman traz:
Superman/Batman
Final Crisis: The Legion of the three worlds
Legion acaba em fevereiro e talvez a Panini publique Adventure Comics com as aventuras de Superboy e da Legião no título, mas no geral Superman/Batman é o título mais afastado.
A série principal não faz parte da continuidade do universo DC e sim de uma continuidade própria que eventualmente é referenciada ou não. De tempos em tempos alguém lembra que a série é do Universo DC e faz refletir algum evento, como “A noite mais densa” que terá alguma relevância na série.
Apesar de isso pode irritar aos xiitas, mas estas séries ora desligadas da cronologia, ora ligadas são bem comuns. Alguns arcos de “The Legends of the dark knight” (no Brasil, Um conto de Batman) em especial Veneno e Gothic não parecem passar na continuidade do restante do Universo DC (sobre o assunto leia o editorial de Mike Gold aqui).
A Panini tem publicado histórias curtas de Solo e chegou até mesmo a publicar uma “Legends of the dark knight” (série já encerrada no Batman) que poderia facilmente ter adiantado uma ou outra história de outros personagens.
É a série que menos me identifico e mais instável da editora, já que os quatro títulos que pode abrigar só um é contínuo.
Trabalhando com Dimensão DC, poderia as duas séries publicar todo o material de “A noite mais densa” sem a necessidade de séries extras, ainda que atrasasse um pouco a cronologia para encaixar todas as histórias.

Trindade traz:
Trinity
Está no número 6 de 13. Como o pacote de assinatura DC a mantêm como série fixa deve ser substituída por uma nova série mensal após o segundo semestre.

No geral a Panini mantém uma linha estável. Se a publicidade do filme Lanterna Verde for interessante pode criar uma minissérie A noite mais densa.

Se esta eventual série publicar apenas o material da série equivalente americana, não fará grande diferença e não haverá lucro ou perda para a cronologia, ficando razoavelmente alinhada. De qualquer modo, séries e edições especiais não faltam para encherem novas séries nacionais que tem espaço suficiente para suportá-las.

Talvez A noite mais densa possa ser uma série nova do segundo semestre para substituir Trindade. Talvez.

Das séries inéditas no Brasil, somente Jonah Hex me chama a atenção, mas já com cinqüenta números publicados e tão distante do material que a editora traduz, deve continuar sendo ignorado. De qualquer modo dois ou três “DC Especial” com arcos fechados poderiam ser bem vindos. Ainda bem que tem um filme próximo para dar publicidade ao personagem.

Como está ligado ao evento “A noite mais densa” a série de Solomon Grundy deve ser uma boa aposta para Superman/Batman até a chegada de A noite mais densa, já que Scott Kollins, responsável por roteiro e arte da série de Solomon produziu a edição de S/B com cross-over com A noite. Veremos.

Para terminar temos um arco da SJA ainda sem ser publicado. Como o vilão principal vai retornar em JSA All-Stars não custa nada fazer um encadernado com a série. Este eu classifico na coluna dos impossíveis de acontecer.