Scans, a polêmica

Primeiro o título é mais para chamar a atenção, já que scans de quadrinhos não são mais polêmicas em lugar nenhum.

O quê são?

Ao ser lançada uma revista em quadrinhos nos EUA (ou qualquer parte do mundo), um fã utiliza seu aparelho de scanner para fazer cópias das páginas da revista, geralmente em formato JPEG e junta todas as páginas na ordem em que foram publicadas em uma pasta.

Utilizando um programa próprio ou simplesmente compactando com o WinZip ou o WinRar, o fã altera a extensão do arquivo compactado para CBR (com WinRar) ou CBZ (com WinZip).

Disponibilizados na Internet, às vezes no dia do lançamento da edição nos EUA, acontece o mais improvável de toda a história: fãs baixam a versão e usando softwares de edição de imagens traduzem os balões de textos e redistribuem a edição.

Quais programas lêem?
Para o sistema operacional Windows o mais conhecido é o CDDisplay (disponível aqui).

No Ubuntu já há uma opção no próprio sistema operacional para instalar o programa Comix que faz a leitura dos CBR/CBZ. Disponível aqui.

Mas atenção!

Para que se leia os arquivos CBR no Linux/Ubuntu é necessário instalar também algum programa de compactação do formato “RAR”.

Onde se encontra os scans?
Atualmente devem existir mais de 100 mil scans de revistas em quadrinhos espalhados pela rede. No Brasil, que chega a traduzir quase que imediatamente após o lançamento, temos alguns sites de referência, que deixam claro que não hospedam as revistas.

São eles:

1 – Sóquadrinhos – Conteúdo de todas as editoras e grande acervo.

2 – Darkseid Club – Conteúdo apenas da DC Comics.

3 – TropaBR – Conteúdo de todas as editoras.

4 – Vertigem – Conteúdo de todas as editoras, especialmente das séries do selo DC/Vertigo e The Walking Dead.

5 – Art & Comics – Conteúdo de todas as editoras.


Como funciona?
Você baixa o programa de leitura adequado ao seu sistema operacional e instala em sua máquina.

Depois acessa estes ou outros sites e baixa individualmente as edições.

Após a conclusão do download é possível a leitura. Existem opções em todos os programas para a leitura em tela cheia, que, com monitores widescreen de 20 ou 21 polegadas fica perfeito.