Há alguns meses, quando iniciei este blog comentei o lançamento do livreto do Rodrigo Amorin Ferreira, Guia essencial do Ubunti 9.04 da Digerati Books (veja aqui).
É um livreto para bancas de revistas com algumas instruções de como instalar o Sistema Operacional Livre Ubuntu.
Existem algumas miopias típicas deste tipo de publicação, como, por exemplo, citar que é possível manter o Sistema Operacional da Microsoft no computador, mas não explicar exatamente como – a explicação aproveitaria uma série de telas e tomaria no máximo mais três ou quatro páginas – ou esquecer de fazer um cd adicional com o pacote de softwares que devem ser baixados.
Neste segundo caso a miopia é imaginar que todos tem acesso à Internet e podem fazer as atualizações, que são constantemente pedidas como pacote de línguas, codecs de áudio e vídeo e outros.
Ainda assim o autor oferecia bastante conforto aos usuários oferecendo uma versão estável do Ubuntu (a 9.04).
Com o lançamento da versão 9.10 o autor apenas atualizou telas, capas e acrescentou alguns capítulos concentrando-se nas semelhanças.
Instalei a versão do CD em um computador com o Windows XP, fazendo o particionamento sem maior dificuldade, mas entendo que o usuário padrão não saiba disto. Esta falha continua na atualização da obra.
A grande crítica em relação do Ubuntu continua a mesma: é um sistema operacional muito dependente de Internet, e volto a repetir, não apenas para fazer suas atualizações críticas e de segurança, mas também para uma série de coisas básicas que já deveriam vir instaladas no pacote básico do sistema – como os tais codecs, afinal quem hoje não vê os vídeos do YouTube ou ouve MP3 no computador?
Fica a dica para Rodrigo, numa eventual próxima atualização, montar um cd adicional com codecs, pacotes de idiomas, programas para desenvolvedores (como MySql, Eclipse e Netbeans), compactadores, leitores de arquivos PDF, RAR, CBR e CBZ, entre outros e fornecer junto com a obra.
Para quem não conhece o Linux/Ubuntu é um excelente e amistoso ponto de partida.