Pular para o conteúdo principal

Guia Essencial da Ubuntu 9.10

Há alguns meses, quando iniciei este blog comentei o lançamento do livreto do Rodrigo Amorin Ferreira, Guia essencial do Ubunti 9.04 da Digerati Books (veja aqui).

É um livreto para bancas de revistas com algumas instruções de como instalar o Sistema Operacional Livre Ubuntu.

Existem algumas miopias típicas deste tipo de publicação, como, por exemplo, citar que é possível manter o Sistema Operacional da Microsoft no computador, mas não explicar exatamente como – a explicação aproveitaria uma série de telas e tomaria no máximo mais três ou quatro páginas – ou esquecer de fazer um cd adicional com o pacote de softwares que devem ser baixados.

Neste segundo caso a miopia é imaginar que todos tem acesso à Internet e podem fazer as atualizações, que são constantemente pedidas como pacote de línguas, codecs de áudio e vídeo e outros.

Ainda assim o autor oferecia bastante conforto aos usuários oferecendo uma versão estável do Ubuntu (a 9.04).

Com o lançamento da versão 9.10 o autor apenas atualizou telas, capas e acrescentou alguns capítulos concentrando-se nas semelhanças.

Instalei a versão do CD em um computador com o Windows XP, fazendo o particionamento sem maior dificuldade, mas entendo que o usuário padrão não saiba disto. Esta falha continua na atualização da obra.

A grande crítica em relação do Ubuntu continua a mesma: é um sistema operacional muito dependente de Internet, e volto a repetir, não apenas para fazer suas atualizações críticas e de segurança, mas também para uma série de coisas básicas que já deveriam vir instaladas no pacote básico do sistema – como os tais codecs, afinal quem hoje não vê os vídeos do YouTube ou ouve MP3 no computador?

Fica a dica para Rodrigo, numa eventual próxima atualização, montar um cd adicional com codecs, pacotes de idiomas, programas para desenvolvedores (como MySql, Eclipse e Netbeans), compactadores, leitores de arquivos PDF, RAR, CBR e CBZ, entre outros e fornecer junto com a obra.

Para quem não conhece o Linux/Ubuntu é um excelente e amistoso ponto de partida.

Postagens mais visitadas deste blog

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas porque há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas porque ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.
Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.
Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.
A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.
Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.
Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.
Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.
Após enterrar uma bomba de hidrogênio…

EaD: Como estudar sozinho em casa

Árvore genealógica do Superman

Em Krypton Chronicles, uma série que contava a história dos ancestrais de Kal-El a DC publicou a árvore genealógica abaixo.

Divirta-se!