EaD e Hq’s

O ensino a distância (EaD) ganhou a capa de Nova Escola # 227 (novembro/2009) onde se comenta os aspectos positivos e negativos deste tipo de curso.

Sou tecnólogo em gestão de sistemas informatizados. Tecnólogo é curso superior, porém não o clássico “bacharel” e normalmente é apresentado em um formato diferenciado com quatro ou seis semestres em contraponto ao bacharelado que, em geral, tem oito a dez semestres.

Há, nos cursos de tecnologia (e não “cursos técnicos”, que são equivalentes ao segundo grau) uma concentração em disciplinas que tenham grande relação com o uso que o aluno irá fazer. Normalmente há perda em áreas de humanas e alguma coisa em exatas.

Entre 2007-2009 fiz minha primeira pós-graduação onde escolhi, por questões de logística o curso “Produção de Software (com ênfase em software livre)” pela Universidade Federal de Lavras (MG), que possui 450 horas de carga horária. Atualmente o curso mudou o nome para “Engenharia de Software (com ênfase...)” sem alterar nenhuma das matérias ou cargas horárias.

Foi minha primeira experiência em ensino à distância e aviso que há mitos, sim (todos podem ser vistos na matéria de Nova Escola #227).

O aluno tem que ser mais disciplinado, ter objetivos, metas, mas realmente como há um temor quanto ao material disponibilizado, este [o material] tem uma qualidade que não se vê nos professores nas aulas presenciais – existem, sim, algumas aulas presenciais.

No último domingo (13/12) fiz o vestibular para um curso de bacharelado em Administração Pública pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (MG). Havia 475 candidatos para 50 vagas!

Este curso será em EaD e apresentará este universo de possibilidades para esta região.

Não foi sem surpresa que vi – através do UniversoHQ – que a Universidade de Fortaleza está oferecendo o curso de extensão em História em Quadrinhos à distância. Com custo de apenas R$ 120,00 (cento e vinte reais), aconselho aos amigos – mesmo sem curso superior, já que é apenas um curso de extensão – a lerem a apresentação e, se possível, ingressarem no curso.

Grande abraço.