Pular para o conteúdo principal

EaD e Hq’s

O ensino a distância (EaD) ganhou a capa de Nova Escola # 227 (novembro/2009) onde se comenta os aspectos positivos e negativos deste tipo de curso.

Sou tecnólogo em gestão de sistemas informatizados. Tecnólogo é curso superior, porém não o clássico “bacharel” e normalmente é apresentado em um formato diferenciado com quatro ou seis semestres em contraponto ao bacharelado que, em geral, tem oito a dez semestres.

Há, nos cursos de tecnologia (e não “cursos técnicos”, que são equivalentes ao segundo grau) uma concentração em disciplinas que tenham grande relação com o uso que o aluno irá fazer. Normalmente há perda em áreas de humanas e alguma coisa em exatas.

Entre 2007-2009 fiz minha primeira pós-graduação onde escolhi, por questões de logística o curso “Produção de Software (com ênfase em software livre)” pela Universidade Federal de Lavras (MG), que possui 450 horas de carga horária. Atualmente o curso mudou o nome para “Engenharia de Software (com ênfase...)” sem alterar nenhuma das matérias ou cargas horárias.

Foi minha primeira experiência em ensino à distância e aviso que há mitos, sim (todos podem ser vistos na matéria de Nova Escola #227).

O aluno tem que ser mais disciplinado, ter objetivos, metas, mas realmente como há um temor quanto ao material disponibilizado, este [o material] tem uma qualidade que não se vê nos professores nas aulas presenciais – existem, sim, algumas aulas presenciais.

No último domingo (13/12) fiz o vestibular para um curso de bacharelado em Administração Pública pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (MG). Havia 475 candidatos para 50 vagas!

Este curso será em EaD e apresentará este universo de possibilidades para esta região.

Não foi sem surpresa que vi – através do UniversoHQ – que a Universidade de Fortaleza está oferecendo o curso de extensão em História em Quadrinhos à distância. Com custo de apenas R$ 120,00 (cento e vinte reais), aconselho aos amigos – mesmo sem curso superior, já que é apenas um curso de extensão – a lerem a apresentação e, se possível, ingressarem no curso.

Grande abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas porque há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas porque ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.
Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.
Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.
A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.
Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.
Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.
Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.
Após enterrar uma bomba de hidrogênio…

EaD: Como estudar sozinho em casa

A Saga do Quarto Mundo: Novos Deuses, volume 1 e 2

Ponto central a Saga do Quarto Mundo em New Gods (Novos Deuses em português) temos as aventuras de Orion sozinho ou auxiliado por Magtron e humanos. A parceria entre um deus e humanos seria evocada novamente em Os Eternos (1.976-78) do mesmo Jack Kirby. Em ambas as séries, após a parceria inicial os humanos seriam abandonados.

Aqui a macro-trama é que na Terra o deus maligno Darkseid tem pistas de uma fórmula chamada equação anti-vida ao qual deseja com objetivos próprios. Orion, filho de Darkseid mas criado pelo benigno Pai Celestial, é o nêmese de seu pai e está destinado a matá-lo.

Além de New Gods a Saga do Quarto Mundo foi publicada nos primeiros volumes das séries Mr Miracle (Senhor Milagre), Forever People (Povo da Eternidade) e Superman Pal's Jimmy Olsen (a única que não foi criação original de Kirby).

Originalmente New Gods foi publicada em série bimestral com onze números (março de 1972- novembro de 1972).

Em 1984 a DC Comics re-editou a série original em The New Gods,…