Final da investida skrull

Criados em uma época que os quadrinhos Marvel ainda tinham muito da herança dos anos 1.950, como temas de invasões alienígenas, os skrull surgiram na série do Quarteto Fantástico e se tornaram uma importante espécie beligerante da editora. Um dos pontos altos é o arco a “Guerra Skrull-Kree” dos Vingadores.

Desde que Brian Michel Bendis começou a trabalhar na série Vingadores, no arco “Vingadores, a queda” ele tem construído um cenário de intrigas que agora cai em parte por terra.

Os skrull, uma raça alienígena transmorfa, ou seja, capaz de mudar de forma, esteve durante anos inserindo e mantendo espiões entre os heróis e organizações daquele universo. Alguns são recentes como a skrull-Mulher Invisível, outros são antigos como a skrull-Harpia (personagem dos Vingadores da Costa Oeste, morta no início dos anos 1.990), mas a maioria são indeterminados como Dum-Dum Dugan e Condessa Valetina da SHIELD, Jarvis dos Vingadores e Mulher-Aranha; somente com o desenvolvimento das próximas tramas é que será possível afirmar quando eles foram trocados.

Então com tudo isso, Invasão Secreta é apenas um arco menor para uma grande trama. E decepciona por isso.

A história não se sustenta se tiver qualquer análise. Alguns personagens já haviam sido trocados antes (veja Nick Fury versus SHIELD) e as conclusões finais não são inovadoras. Em outros momentos Stark já havia sido punido por perder controle pessoal ou de sua tecnologia e já havia havido ascensão de um personagem maligno.

E aí que eu entrego os pontos: Invasão Secreta serviu apenas para criar uma situação na mídia onde fosse possível ao presidente entregar o controle dos Vingadores, da Iniciativa e da organização que substituirá a SHIELD para Norman Osborn!

Para quem não sabe Osborn é o Duende Verde. No finais dos anos 1990 ele retornou da Europa, comprou o Clarim e começou a infernizar a vida de Parker. O vilão processou Ben Urich, que havia feito um livro sobre Osborn/Duende/Aranha.

No início da série “The Pulse”, a ótima continuação da excelente série “Alias” em 2004/05 o primeiríssimo arco se provou publicamente que Osborn foi o Duende Verde e é responsável por uma série de assassinatos. O industrial foi para a cadeia, o processo contra Urich foi encerrado e certamente o livro deve ter sido reimpresso e vendido horrores.

Osborn assumiu os Thunderbolts e como Stark tornou-se persona non grata, ele é, atualmente, o bã-bã-bã do Universo Marvel.

Está, assim, estabelecido as condições para o penúltimo arco de todo o período Bendis, o chamado “O reinado sombrio” – o último será “O cerco”/“Siege” . Osborn está em uma posição de mandos e faz uma união entre os principais vilões da editora exatamente como “Atos de Vingança” (1989) fez.

Bobagens à parte, Invasão Secreta é mal desenhada e Leinil Francis Yu, o responsável pelo lápis, não consegue convencer como super-star. Talvez em um arco de um personagem solo, onde não haja muitos para desenhar ele não se comprometa, mas aqui ele se compromete e muito.

No fim é apenas mais uma história tosca, mal desenhada, com início e final mal delineados, que só será lembrada como rodapé, pois, as oito edições que gastaram para contar a história poderia muito bem ser contada em três!