Pular para o conteúdo principal

Micro história de um macro multiverso

O Multiverso é uma série de mundos semelhantes separados por vibrações distintas.

Flash (Barry Allen) foi o primeiro a alcançar um outro mundo e o chamou de Terra-2, tomando por base que a Terra dele seria a Terra-1.

O Multiverso deixou de existir em Crise nas Infinitas Terras (1985).

A Terra que surgiu após o evento é conhecida apenas como Nova Terra.

Esta Terra teve alterações e correções de continuidade nos eventos Zero Hora (1.994) e Crise Infinita (2.005).

A DC Comics sentiu falta de ter várias dimensões para contar histórias alternativas para seus personagens e criou os especiais ElseWhere Worlds (ou ElseWorlds), sendo o primeiro Gotham by Gasligth (1.989) e o último Superman – Red Son (2.003).

Nas séries O reino (continuação direta de O reino do amanhã) e do Flash, Mark Waid tentou re-estruturar o retorno das várias dimensões e obteve o sucesso parcial com o conceito do Hipertempo, que não foi muito levado a sério.

Certamente pelo fato de que Alex Ross falou mal do projeto O reino, ao qual não foi convidado a participar.

Ross dizia que muitos dos relacionamentos básicos da série e alguns personagens foram criados por ele e que Waid não teria possibilidade de desenvolver adequada as tramas!

A partir de 1.999 com “Crise Interdimensional” e o retorno de Sociedade da Justiça na série de sucesso JSA, a equipe da Era de Ouro recebeu atenção e material de qualidade, criando aos poucos uma nova tradição de encontros anuais que realmente só retomariam em 2.003, com a graphic novel Vícios & Virtudes de Geoff Johns & Carlos Pacheco.

Sem ameaças ao Multiverso os encontros tinham o tema do almoço do “Dia de Ação de Graças” (Vícios, Virtudes & Tortas de abóbora) ou complexos arcos (A saga do relâmpago).

Mesmo sem as várias dimensões houve a graphic novel “Terra 2”, onde no universo de antimatéria encontramos as contrapartes dos heróis do nosso universo, equivalente assim à antiga Terra 3.

Esta graphic novel foi durante algum tempo considerada não-canônica, mas os personagens apresentados apareceram em um arco de The Adventures of Superman, JLA (As regras do sindicato) e até mesmo na série Liga da Justiça/Vingadores.

Não se sabe sem dúvida nenhuma qual será o status desta “Terra-2”, mas alguns sugerem que a história será apenas realocada para a nova “Terra-3”.

Com Crise Infinita (2005) e sua continuação “52” (2006) o Multiverso foi reconstruído, agora com apenas 52 dimensões.

Em “Contagem Regressiva” e na série “Em busca de Ray Palmer” esta dimensões alternativas foram visitadas exaustivamente.

Mais recentemente em “Um mundo sob Gog” descobrimos a Terra-2 clássica, a Terra-22 (da série O reino do amanhã) e diálogos deixam claro a existência da Terra-1 clássica separada na Nova Terra.

Veremos ao que isso nos levará!

Postagens mais visitadas deste blog

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas porque há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas porque ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.
Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.
Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.
A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.
Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.
Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.
Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.
Após enterrar uma bomba de hidrogênio…

EaD: Como estudar sozinho em casa

Árvore genealógica do Superman

Em Krypton Chronicles, uma série que contava a história dos ancestrais de Kal-El a DC publicou a árvore genealógica abaixo.

Divirta-se!