Pular para o conteúdo principal

Spoiler: Sagas Mutantes – O Clube do Inferno!

As sagas “Clube do Inferno” e “Fênix Negra” são momentos centrais na cronologia mutante especialmente que a primeira é prelúdio da segunda. Em síntese um vilão manipula a poderosa Fênix ao longo de várias edições de The Uncanny X-Men e controlando-a tem finalmente a possibilidade de realmente ser aceito no Círculo Interno do Clube do Inferno.

O Clube do Inferno (Clube do Fogo do Inferno, em inglês) é um clube tradicional e elitista, que passa seus títulos de geração para geração, um cruzamento não muito exato entre os “country clubs” e a maçonaria. O Círculo Interno é uma reunião de membros, não claramente nominados líderes da parte externa do clube, que tenciona dominar o mundo de forma indireta, arquitetando e controlando alguns eventos. Eles acreditam que utilizando os poderes da Fênix este domínio seria mais fácil. Na versão Ultimate o clube cultua a deusa Fênix que supostamente estaria presente no corpo de Jean Grey.

Recentemente foi republicada no Brasil em Os Maiores Clássicos dos X-Men, volume 4 da Panini Comics.

The Uncanny X-Men # 129 – 1979/Superaventuras Marvel # 25, Editora Abril (julho/1984) – Os X-Men retornam da Escócia para a América. Banshee decide ficar com Moira, a quem tem um sentimento romântico. Jamie, Lorda e Alex rejeitam o convite para serem heróis. Jean novamente é manipulada por Jason durante a viagem.


Quando chegam à América descobrem que o Professor X retornou do espaço e quer novamente assumir um papel ativo na equipe.

O professor descobre a localização de dois novos mutantes, assim como seus adversários secretos “O Clube do Inferno” que os espiona. Descobrimos que Jason Wyngard pertence a este Clube, e uma de suas associados é a Rainha Branca.

Katherine (“Kitty”) Pryde uma adolescente com fortes dores de cabeça, é o alvo da Senhorita Frost (A Rainha Branca), que a convida para a escola. Momentos depois, Xavier com Ororo, Logan e Peter visitam os pais de Kitty para convidá-la para uma escola especial.

Os mutantes são atacados por agentes do Clube do Inferno, que os derrotam com o auxílio da Rainha Branca. Kitty usando sua curiosidade de adolescente e seus recém descoberto poderes de atravessar objetos segue os vilões.


The Uncanny X-Men # 130 – 1979
/Superaventuras Marvel # 26, Editora Abril (agosto/1984) – Scott Summers, Jean Grey e Kurt Wagner vão investigar o outro mutante localizado por Xavier e acabam em uma boate – talvez o último refúgio da cena “disco” em Nova Iorque.

Com o desenvolver da história descobrimos que o Clube do Inferno é controlado pelo bilionário Sebastian Shawn, para quem Jason Wyngard afirma que Fênix já é sua. Kitty tenta libertar os X-Men sem sucesso.

Na boate o novo mutante revela-se como Cristal, uma cantora pop – seu poder permite transformar som em luz!

Uma batalha com os agentes do Clube do Inferno atrapalha o show de Cristal, que decide auxiliar os X-Men.

The Uncanny X-Men # 131 – 1979/Superaventuras Marvel # 26, Editora Abril (agosto/1984) – A perseguição à Kitty é interrompida por Fênix. Investigando a memória de alguns agentes, Jean descobre que o Clube do Inferno é um clube de empresários que almeja o domínio político-econômico do mundo. Criando um plano, Kitty novamente invade a prisão onde estão os mutantes e liberta Wolverine.


Segue-se uma batalha em especial entre a Rainha Branca e Fênix, duas poderosas telepatas, mas Frost perde, diante de uma ferocidade animal de Jean, percebida por Ororo.

Manipulados por Jean, os Pryde relevam os acontecimentos e permitem que Kitty seja treinada pela escola de Xavier.

The Uncanny X-Men # 132 – 1980/Superaventuras Marvel # 29, Editora Abril (novembro/1984) – Os X-Men procuram Warren Worthington III, o Anjo, que como membro da elite do mundo pertence ao Clube do Inferno, título herdado de seu pai, para conseguirem entrar na sede durante uma reunião. O Anjo atualmente é namorado de Candy Southern. Enquanto Scott, Peter, Ororo e Jean entram pela porta da frente, Kurt e Logan invadem pelos bueiros; mas o mutantes são sabem que são observados pelo Círculo Interno do Clube do Inferno composto por Pierce, Sebastian Shawn, Leland e Jason Wyngard, na verdade o Mestre Mental, que tem que provar o seu controle da Fênix, fazendo-a voltar-se contra seus amigos!

Shawn revela ser um mutante que absorve impactos para utilizá-los para fortalecer-se, enquanto Donald Pierce é um ciborgue (um contraponto para Wolverine) e Harry Leland um controlador de densidade. Leland usa seus poderes para atirar Wolverine no esgoto. O Clube derrota os mutantes, e Jean torna-se a nova Rainha Negra do Clube do Inferno!

The Uncanny X-Men # 133 – 1980/Superaventuras Marvel # 30, Editora Abril (dezembro/1984) – Praticamente uma das primeiras histórias solo de Wolverine, que sozinho enfrenta os agentes do Clube do Inferno enquanto seus colegas tentam libertar-se das garras do Círculo Interno.

Durante uma batalha mental Scott perde para Jason e cai, possivelmente morto.


The Uncanny X-Men # 134 – 1980/Superaventuras Marvel # 31, Editora Abril (janeiro/1985) – Wolverine invade a sala onde os X-Men estão aprisionados e liberta-os, causando confusão no Círculo Interno. Leland é morto por Logan, enquanto Jason usa seus poderes para fazer crer que os mutantes são responsáveis por um ataque aos convidados da recepção do Clube.

Jean recupera a razão e livre da influência de Jason, acaba destruindo a sanidade do vilão!
Os heróis fogem do Clube e Scott teme que Jean possa ser um vulcão prestes à explodir!

A – Chris Claremont, Chris Claremont & John Byrne (# 130, 133, 134)
D – John Byrne F – Terry Austin

Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

O único animal, Luís Fernando Veríssimo

O homem é o único animal...
...que ri
...que chora
...que chora de rir
...que passa por outro e finge que não vê
...que fala mais do que papagaio
...que está sempre no cio
...que passa trote
...que passa calote
...que mata a distância
...que manda matar
...que esfola os outros e vende o pêlo
...que alimenta as crias, mas depois cobra com chantagem sentimental
...que faz o que gosta escondido e o que não gosta em público
...que leva meses aprendendo a andar
...que toma aula de canto
...que desafina
...que paga pra voar
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que pensa que é bípede e tem problema de coluna
...que não tem rabo colorido, mas manda fazer
...que só muda de cor com produtos químicos ou de vergonha
...que tem que comprar antenas
...que bebe, fuma, usa óculos, fica careca, põe o dedo no nariz e gosta de ópera
...que faz boneco inflável de fêmea
...que não suporta o próprio cheiro
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que só lambe os outros
...que tem cotas de emigração
...qu…