Spoiler: Sagas Mutantes – O Clube do Inferno!

As sagas “Clube do Inferno” e “Fênix Negra” são momentos centrais na cronologia mutante especialmente que a primeira é prelúdio da segunda. Em síntese um vilão manipula a poderosa Fênix ao longo de várias edições de The Uncanny X-Men e controlando-a tem finalmente a possibilidade de realmente ser aceito no Círculo Interno do Clube do Inferno.

O Clube do Inferno (Clube do Fogo do Inferno, em inglês) é um clube tradicional e elitista, que passa seus títulos de geração para geração, um cruzamento não muito exato entre os “country clubs” e a maçonaria. O Círculo Interno é uma reunião de membros, não claramente nominados líderes da parte externa do clube, que tenciona dominar o mundo de forma indireta, arquitetando e controlando alguns eventos. Eles acreditam que utilizando os poderes da Fênix este domínio seria mais fácil. Na versão Ultimate o clube cultua a deusa Fênix que supostamente estaria presente no corpo de Jean Grey.

Recentemente foi republicada no Brasil em Os Maiores Clássicos dos X-Men, volume 4 da Panini Comics.

The Uncanny X-Men # 129 – 1979/Superaventuras Marvel # 25, Editora Abril (julho/1984) – Os X-Men retornam da Escócia para a América. Banshee decide ficar com Moira, a quem tem um sentimento romântico. Jamie, Lorda e Alex rejeitam o convite para serem heróis. Jean novamente é manipulada por Jason durante a viagem.


Quando chegam à América descobrem que o Professor X retornou do espaço e quer novamente assumir um papel ativo na equipe.

O professor descobre a localização de dois novos mutantes, assim como seus adversários secretos “O Clube do Inferno” que os espiona. Descobrimos que Jason Wyngard pertence a este Clube, e uma de suas associados é a Rainha Branca.

Katherine (“Kitty”) Pryde uma adolescente com fortes dores de cabeça, é o alvo da Senhorita Frost (A Rainha Branca), que a convida para a escola. Momentos depois, Xavier com Ororo, Logan e Peter visitam os pais de Kitty para convidá-la para uma escola especial.

Os mutantes são atacados por agentes do Clube do Inferno, que os derrotam com o auxílio da Rainha Branca. Kitty usando sua curiosidade de adolescente e seus recém descoberto poderes de atravessar objetos segue os vilões.


The Uncanny X-Men # 130 – 1979
/Superaventuras Marvel # 26, Editora Abril (agosto/1984) – Scott Summers, Jean Grey e Kurt Wagner vão investigar o outro mutante localizado por Xavier e acabam em uma boate – talvez o último refúgio da cena “disco” em Nova Iorque.

Com o desenvolver da história descobrimos que o Clube do Inferno é controlado pelo bilionário Sebastian Shawn, para quem Jason Wyngard afirma que Fênix já é sua. Kitty tenta libertar os X-Men sem sucesso.

Na boate o novo mutante revela-se como Cristal, uma cantora pop – seu poder permite transformar som em luz!

Uma batalha com os agentes do Clube do Inferno atrapalha o show de Cristal, que decide auxiliar os X-Men.

The Uncanny X-Men # 131 – 1979/Superaventuras Marvel # 26, Editora Abril (agosto/1984) – A perseguição à Kitty é interrompida por Fênix. Investigando a memória de alguns agentes, Jean descobre que o Clube do Inferno é um clube de empresários que almeja o domínio político-econômico do mundo. Criando um plano, Kitty novamente invade a prisão onde estão os mutantes e liberta Wolverine.


Segue-se uma batalha em especial entre a Rainha Branca e Fênix, duas poderosas telepatas, mas Frost perde, diante de uma ferocidade animal de Jean, percebida por Ororo.

Manipulados por Jean, os Pryde relevam os acontecimentos e permitem que Kitty seja treinada pela escola de Xavier.

The Uncanny X-Men # 132 – 1980/Superaventuras Marvel # 29, Editora Abril (novembro/1984) – Os X-Men procuram Warren Worthington III, o Anjo, que como membro da elite do mundo pertence ao Clube do Inferno, título herdado de seu pai, para conseguirem entrar na sede durante uma reunião. O Anjo atualmente é namorado de Candy Southern. Enquanto Scott, Peter, Ororo e Jean entram pela porta da frente, Kurt e Logan invadem pelos bueiros; mas o mutantes são sabem que são observados pelo Círculo Interno do Clube do Inferno composto por Pierce, Sebastian Shawn, Leland e Jason Wyngard, na verdade o Mestre Mental, que tem que provar o seu controle da Fênix, fazendo-a voltar-se contra seus amigos!

Shawn revela ser um mutante que absorve impactos para utilizá-los para fortalecer-se, enquanto Donald Pierce é um ciborgue (um contraponto para Wolverine) e Harry Leland um controlador de densidade. Leland usa seus poderes para atirar Wolverine no esgoto. O Clube derrota os mutantes, e Jean torna-se a nova Rainha Negra do Clube do Inferno!

The Uncanny X-Men # 133 – 1980/Superaventuras Marvel # 30, Editora Abril (dezembro/1984) – Praticamente uma das primeiras histórias solo de Wolverine, que sozinho enfrenta os agentes do Clube do Inferno enquanto seus colegas tentam libertar-se das garras do Círculo Interno.

Durante uma batalha mental Scott perde para Jason e cai, possivelmente morto.


The Uncanny X-Men # 134 – 1980/Superaventuras Marvel # 31, Editora Abril (janeiro/1985) – Wolverine invade a sala onde os X-Men estão aprisionados e liberta-os, causando confusão no Círculo Interno. Leland é morto por Logan, enquanto Jason usa seus poderes para fazer crer que os mutantes são responsáveis por um ataque aos convidados da recepção do Clube.

Jean recupera a razão e livre da influência de Jason, acaba destruindo a sanidade do vilão!
Os heróis fogem do Clube e Scott teme que Jean possa ser um vulcão prestes à explodir!

A – Chris Claremont, Chris Claremont & John Byrne (# 130, 133, 134)
D – John Byrne F – Terry Austin