Boas histórias em O Manicômio do Coringa

A DC Comics há anos tem pequenos eventos em uma série de especiais, que não recebem muito holofote. Girlfrenzy é um destes, e O manicômio do Coringa é outro.

Certamente criado pelo sucesso do filme “Batman, o cavaleiro das trevas” esta série de especiais tem o príncipe palhaço do crime como mestre de cerimônias para narrar cinco histórias sobre ele e seus comparsas. Em “O Coringa pega leve!” de Arvid Nelson & Alex Sanchez, temos a incursão do criminoso em um programa de auditório; em “Quem ri por último” de Jason Aaron & Jason Pearson o Pingüim encontra um verdadeiro amor, mas não consegue largar velhos hábitos; em “Desflorada”, de JT Krul & Guillem March, Hera Venenosa dá vazão à sua vocação ecoterrorista extrema; em “O cavaleiro das trevas do Espantalho” de Joe Harris & Juan Doe, uma noite de brincadeira de colegiais deixa espaço para o Espantalho agir e finalmente em “Duas-Caras também!” de David Hine & Andy Clarke, Duas-Caras encontra alguém marcado como ele. Peço atenção à arte pouco convencional de Juan Doe e à eficiência de Andy Clarke.

As histórias são leves contos de moral, temperados com o sadismo próprio do príncipe palhaço do crime, lembrando a estrutura de “Tales from the crypt” e servem como um bom passatempo sem comprometer em nada as lendas da galeria sinistra do Batman, ainda que a história de Hera Venenosa seja por demais previsível.

Se você tiver R$ 9,90 sobrando, aproveite, por que a Chinaglia está fazendo a redistribuição desta edição distribuída originalmente em março de 2009.