Filmes do mês: Religulous



Semana passada eu assisti a “Borat”, que essencialmente é a maneira como os americanos vêem os estrangeiros e seus costumes. Tem uma sequência chocante em um templo pentecostal e imaginei que o diretor Larry Charles havia ousado pouco, mas VEJA me tirou da “gonorância” e me apresentou a “Religoulous” (2008), um documentário também dirigido por Charles com apresentação de Bill Maher (comediante americano pouco conhecido por aqui) onde são levantadas as questões básicas das crenças e seitas presentes no nosso mundo.

Mesmo não sendo mais ateu (eu era!) aconselho o filme a todos, pois consegue com bom humor mostrar as fraquezas das religiões e aportar para aquilo que todos não querem ouvir: a religão é um dogma!
Há abusos e excentricidades em todas as seitas, mas realmente dizer que Deus vive em outro planeta e é algo como um alienígena ultrapassa até mesmo os meus exageros etílicos – assim como dizer que o Espírito Santo escolhe pessoas com a moral tão baixa para transmitir Sua mensagem... mas quem sou eu para questionar isso?
No final chama a atenção os fatos levantados por Maher, ainda que a fé verdadeira lance todas as dúvidas por terra. De qualquer modo vale a pena...