Pular para o conteúdo principal

Doctor Who [Arco 046] - The Invasion


De volta à Terra o Doctor (Patrick Troughton), Jaime McCrimmon (Frazer Hines) e Zoe Heriot (Wendey Padbury) tem que impedir que um empresário poderoso colabore com uma força de invasão alienígena composta pelos Cybermen!

[Localização no Continuum]
The Invasion é o 46º arco da série de TV britânica Doctor Who, exibida pela BBC. É o terceiro arco da 6º temporada. É composto de oito episódios com 23 minutos em média e foi exibido de 02/11/1968 a 21/12/1968.

[Trama]
The Invasion é um destes arcos de Doctor Who que não trazem nada de novo, mas conseguem contar a história novamente de um jeito bem divertido.

Retornando à nossa época o Doctor e seus companheiros Jaime e Zoe são alvejados por um míssil e obrigados a pousar em uma área rural. O Doutor crê que um conhecido poderá auxiliá-lo a recuperar alguns microchips e eles vão até Londres.
O tom do episódio inicial, uma animação, é opressor como se eles tivessem ido para um mundo fascista e controlado por forças policiais. O longo da série descobrimos que o episódio se passa no futuro, cerca de quatro ou cinco anos dos eventos com o Yeti, por exemplo.

O clima se dilui um pouco quando descobrimos que eles estão na Terra e que um industrial da área de microcircuitos chamado Tobias Vaughn (Kevin Stoney) tem grande influência na Inglaterra, e mantêm prisoneiro o tio de Isobel Watkins (Sally Faulkner), Professor Watkins (Edward Burnham) - que mora na casa do cientista que o Doutor foi visitar, o Professor Edward Travers que presente nos arcos The Abominable Snowmen e The Web of Fear. Travers teria ido para a América junto com a filha.

Vaughn mantém o Professor Watkins em cárcere e toma possa dos circuitos da TARDIS, além de sequestrar Zoe e Isobel e escondê-las do Doutor, de modo a ter condições de chantagear todo o Professor quanto o Doutor.

Este por sua vez passa a colaborar com o Brigadeiro Lethbridge-Stewart (Nicholas Courtney), agora no comando de uma organização chamada UNIT. Até aquele momento sabe-se que Vaughn é poderoso e está ameaçando o professor e que está colaborando com uma máquina de inteligência artificial, além que usar o professor para construir uma máquina que o ponha no controle de seus aliados.

Seguindo uma rede de transporte da empresa de Vaughn e vendo indícios de presença alienígena o Doutor se depara com os Cybermen (apenas no fim do episódio 4) e passa a tentar impedir a invasão do título.

[Curiosidades]
Este episódio marca a longa colaboração com Doutor com a UNIT que continuaria ao menos até o arco 80, Terror of Zyngons. Após a parceria seria rompida, apenas com eventuais colaborações. Além da UNIT The Invasion é também o primeiro arco em que aparece o Cabo Benton (John Levene). A partir deste arco entende-se que as histórias do presente passam entre cinco a sete anos no futuro, algo nem sempre muito explícito.

Os Cybermen utilizam-se de um raio para deixar todos os habitantes da Terra inconscientes, mas o Doutor consegue criar um mecanismo que permite a ele, seus companheiros e os soldados da UNIT resistirem. Quando percebem que parte da solução do problema é destruir uma nave Cybermen, a UNIT conseguem facilmente a colaboração dos russos, que não aparecem e nem tem falas no arco, para tanto. A agilidade de os russos cederem tecnologia impressiona!

Em vários momentos da trama fala-se em um “Planeta 14”, cuja identidade é incerta. Há uma tendência a aceitar que este 14º planeta seja Telos, lar da raça dos Cybermen.

O arco foi adaptado para a série de livros da Target Books em 10/10/1985 no número 98 da série por Ian Marter.

A BBC restaurou os episódios 1 e 3 no formato de animação.

-1
(Arco 45)
0
(Arco 46)
+1
(Arco 47)
The Mind Robber
The Invasion
The Krotons





















Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

O único animal, Luís Fernando Veríssimo

O homem é o único animal...
...que ri
...que chora
...que chora de rir
...que passa por outro e finge que não vê
...que fala mais do que papagaio
...que está sempre no cio
...que passa trote
...que passa calote
...que mata a distância
...que manda matar
...que esfola os outros e vende o pêlo
...que alimenta as crias, mas depois cobra com chantagem sentimental
...que faz o que gosta escondido e o que não gosta em público
...que leva meses aprendendo a andar
...que toma aula de canto
...que desafina
...que paga pra voar
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que pensa que é bípede e tem problema de coluna
...que não tem rabo colorido, mas manda fazer
...que só muda de cor com produtos químicos ou de vergonha
...que tem que comprar antenas
...que bebe, fuma, usa óculos, fica careca, põe o dedo no nariz e gosta de ópera
...que faz boneco inflável de fêmea
...que não suporta o próprio cheiro
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que só lambe os outros
...que tem cotas de emigração
...qu…