Doctor Who [Arco 046] - The Invasion


De volta à Terra o Doctor (Patrick Troughton), Jaime McCrimmon (Frazer Hines) e Zoe Heriot (Wendey Padbury) tem que impedir que um empresário poderoso colabore com uma força de invasão alienígena composta pelos Cybermen!

[Localização no Continuum]
The Invasion é o 46º arco da série de TV britânica Doctor Who, exibida pela BBC. É o terceiro arco da 6º temporada. É composto de oito episódios com 23 minutos em média e foi exibido de 02/11/1968 a 21/12/1968.

[Trama]
The Invasion é um destes arcos de Doctor Who que não trazem nada de novo, mas conseguem contar a história novamente de um jeito bem divertido.

Retornando à nossa época o Doctor e seus companheiros Jaime e Zoe são alvejados por um míssil e obrigados a pousar em uma área rural. O Doutor crê que um conhecido poderá auxiliá-lo a recuperar alguns microchips e eles vão até Londres.
O tom do episódio inicial, uma animação, é opressor como se eles tivessem ido para um mundo fascista e controlado por forças policiais. O longo da série descobrimos que o episódio se passa no futuro, cerca de quatro ou cinco anos dos eventos com o Yeti, por exemplo.

O clima se dilui um pouco quando descobrimos que eles estão na Terra e que um industrial da área de microcircuitos chamado Tobias Vaughn (Kevin Stoney) tem grande influência na Inglaterra, e mantêm prisoneiro o tio de Isobel Watkins (Sally Faulkner), Professor Watkins (Edward Burnham) - que mora na casa do cientista que o Doutor foi visitar, o Professor Edward Travers que presente nos arcos The Abominable Snowmen e The Web of Fear. Travers teria ido para a América junto com a filha.

Vaughn mantém o Professor Watkins em cárcere e toma possa dos circuitos da TARDIS, além de sequestrar Zoe e Isobel e escondê-las do Doutor, de modo a ter condições de chantagear todo o Professor quanto o Doutor.

Este por sua vez passa a colaborar com o Brigadeiro Lethbridge-Stewart (Nicholas Courtney), agora no comando de uma organização chamada UNIT. Até aquele momento sabe-se que Vaughn é poderoso e está ameaçando o professor e que está colaborando com uma máquina de inteligência artificial, além que usar o professor para construir uma máquina que o ponha no controle de seus aliados.

Seguindo uma rede de transporte da empresa de Vaughn e vendo indícios de presença alienígena o Doutor se depara com os Cybermen (apenas no fim do episódio 4) e passa a tentar impedir a invasão do título.

[Curiosidades]
Este episódio marca a longa colaboração com Doutor com a UNIT que continuaria ao menos até o arco 80, Terror of Zyngons. Após a parceria seria rompida, apenas com eventuais colaborações. Além da UNIT The Invasion é também o primeiro arco em que aparece o Cabo Benton (John Levene). A partir deste arco entende-se que as histórias do presente passam entre cinco a sete anos no futuro, algo nem sempre muito explícito.

Os Cybermen utilizam-se de um raio para deixar todos os habitantes da Terra inconscientes, mas o Doutor consegue criar um mecanismo que permite a ele, seus companheiros e os soldados da UNIT resistirem. Quando percebem que parte da solução do problema é destruir uma nave Cybermen, a UNIT conseguem facilmente a colaboração dos russos, que não aparecem e nem tem falas no arco, para tanto. A agilidade de os russos cederem tecnologia impressiona!

Em vários momentos da trama fala-se em um “Planeta 14”, cuja identidade é incerta. Há uma tendência a aceitar que este 14º planeta seja Telos, lar da raça dos Cybermen.

O arco foi adaptado para a série de livros da Target Books em 10/10/1985 no número 98 da série por Ian Marter.

A BBC restaurou os episódios 1 e 3 no formato de animação.

-1
(Arco 45)
0
(Arco 46)
+1
(Arco 47)
The Mind Robber
The Invasion
The Krotons