Doctor Who [Arco 037]: The tomb of the Cybermen

No planeta Telos uma expedição encontra a tumba que se revela pertencer aos Cybermen, que naquele momento eram tidos como extintos.

[Localização no Continuum]

The tomb of the Cybermen é o 37º arco da série de TV britânica Doctor Who, exibida pela BBC. É o primeiro arco da 5º temporada. É composto de quatro episódios com 24 minutos em média e foi exibido de 02/09/1967 a 23/09/1967.

[Trama]
O Doctor (Patrick Troughton) e seus companheiros Jamie McCrimmon (Frazer Hines) e Victoria Waterfield (Deborah Watling) aterrissam no desértico planeta chamado Telos, onde uma expedição encontra uma tumba que se revela o local onde estão os remanescentes dos Cybermen. Primeiro a trupe do Doctor é acusada de tentar sabotar a escavação, depois passa a auxiliá-los enquanto eles reparam um foguete para escaparem daquele mundo. Estes detalhes vendem a ideia de uma história com nítida inspiração nas tramas envolvendo múmia e forças fora de qualquer controle que são encontradas em ruínas ancestrais.


A história se passa em cerca de 2570, quinhentos anos depois da aventura The Moonbase, que mostra a destruição dos Cybermen em 2.070 [BBC episode Guide apud Wikipedia, 2014]

A tumba surge como parte de um plano elaborado dos vilões. Eles aguardariam até serem descobertos por criaturas inteligentes o suficiente para decifrar os códigos que lacram os diversos níveis da tumba (há armadilhas externas e quando adentram há a necessidade de descobrir um código para reativá-los).

De acordo com o plano dos androides, em seguida, eles dominariam seus libertadores e executariam um novo ataque à Terra.

Os androides são acordados e há uma previsível tentativa de um dos membros da escavação em trair os restantes, por razões ligadas ao controle de informações/poder advindos daquela descoberta. A ação, simplificando muito, se concentra em sair com o maior número possível de sobreviventes e lacrar novamente a tumba.

[Curiosidades]
The tomb of the Cybermen é o mais antigo arco com o segundo Doctor Who a existir completo – outros utilizam as técnicas de recon ou animação. Em 1978 ele foi dado como desaparecido e descoberto em 1.991 em Hong Kong. Somente em 2.013 outro arco da quinta temporada seria encontrado completo, o arco The Enemy of the World descoberto na Nigeria.

Neste episódio o Doctor revela ter 450 anos. Neste arco são introduzidos os conceitos e personagens de Cybermen Controller e dos Cybermats.

Produzido em 1.967 e um reflexo de sua época o arco retrata um homem negro como um idiota semimonossilábico, irritadiço e controlável que fornece ao grupo de escavadores apenas a força bruta. Mais racista seria difícil.

O sexto Doctor retornará à Telos no arco Attack of the Cybermen e encontrará os Cryons, os habitantes originais do planeta.

O arco foi adaptado no formato de livro em Doctor Who and the tomb of the Cybermen por Gerry Davis em lançamento na edição 66 da série da Target Books em 18/05/1978.

-1
(Arco 36)
0
(Arco 37)
+1
(Arco 38)
The Evil of the Daleks
The Tomb of the Cybermen
The Abominable Snowmen