Pular para o conteúdo principal

Doctor Who [Arco 037]: The tomb of the Cybermen

No planeta Telos uma expedição encontra a tumba que se revela pertencer aos Cybermen, que naquele momento eram tidos como extintos.

[Localização no Continuum]

The tomb of the Cybermen é o 37º arco da série de TV britânica Doctor Who, exibida pela BBC. É o primeiro arco da 5º temporada. É composto de quatro episódios com 24 minutos em média e foi exibido de 02/09/1967 a 23/09/1967.

[Trama]
O Doctor (Patrick Troughton) e seus companheiros Jamie McCrimmon (Frazer Hines) e Victoria Waterfield (Deborah Watling) aterrissam no desértico planeta chamado Telos, onde uma expedição encontra uma tumba que se revela o local onde estão os remanescentes dos Cybermen. Primeiro a trupe do Doctor é acusada de tentar sabotar a escavação, depois passa a auxiliá-los enquanto eles reparam um foguete para escaparem daquele mundo. Estes detalhes vendem a ideia de uma história com nítida inspiração nas tramas envolvendo múmia e forças fora de qualquer controle que são encontradas em ruínas ancestrais.


A história se passa em cerca de 2570, quinhentos anos depois da aventura The Moonbase, que mostra a destruição dos Cybermen em 2.070 [BBC episode Guide apud Wikipedia, 2014]

A tumba surge como parte de um plano elaborado dos vilões. Eles aguardariam até serem descobertos por criaturas inteligentes o suficiente para decifrar os códigos que lacram os diversos níveis da tumba (há armadilhas externas e quando adentram há a necessidade de descobrir um código para reativá-los).

De acordo com o plano dos androides, em seguida, eles dominariam seus libertadores e executariam um novo ataque à Terra.

Os androides são acordados e há uma previsível tentativa de um dos membros da escavação em trair os restantes, por razões ligadas ao controle de informações/poder advindos daquela descoberta. A ação, simplificando muito, se concentra em sair com o maior número possível de sobreviventes e lacrar novamente a tumba.

[Curiosidades]
The tomb of the Cybermen é o mais antigo arco com o segundo Doctor Who a existir completo – outros utilizam as técnicas de recon ou animação. Em 1978 ele foi dado como desaparecido e descoberto em 1.991 em Hong Kong. Somente em 2.013 outro arco da quinta temporada seria encontrado completo, o arco The Enemy of the World descoberto na Nigeria.

Neste episódio o Doctor revela ter 450 anos. Neste arco são introduzidos os conceitos e personagens de Cybermen Controller e dos Cybermats.

Produzido em 1.967 e um reflexo de sua época o arco retrata um homem negro como um idiota semimonossilábico, irritadiço e controlável que fornece ao grupo de escavadores apenas a força bruta. Mais racista seria difícil.

O sexto Doctor retornará à Telos no arco Attack of the Cybermen e encontrará os Cryons, os habitantes originais do planeta.

O arco foi adaptado no formato de livro em Doctor Who and the tomb of the Cybermen por Gerry Davis em lançamento na edição 66 da série da Target Books em 18/05/1978.

-1
(Arco 36)
0
(Arco 37)
+1
(Arco 38)
The Evil of the Daleks
The Tomb of the Cybermen
The Abominable Snowmen















Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

Os Vingadores vs O Esquadrão Supremo

(Ou Como as histórias não são realmente como nos lembramos)
Não tenho nenhum entusiasmo pelos encontros entre Os Vingadores e Esquadrão Supremo. Nenhum! Ao contrário acho histórias imbecis, mas talvez seja um ranço contra Roy Thomas. Explico: na infância eu odiava os Vingadores de Thomas e por extensão o próprio, mas gostava muito da arte de Conan (Buscema & Zuñiga) ou qualquer coisa feita por Neal Adams como a Guerra Kree-Skrull ou X-Men.

Já adulto um amigo disse que o sujeito era bom e eu fui reler as histórias: não eram tão ruins quanto a lembrança. Inclusive conheci e comprei os setenta números de All-Star Squadron que eram do próprio.
Por fim, descobri que metade daquilo que eu não gostava em Thomas na verdade não era dele... era do Englehart, um sujeito também superestimado pela indústria, que só acertou uma vez: em Batman!
Vencido o preconceito contra o escritor, veio o problema da maturidade: as histórias dos anos 1960 só funcionam lá, especialmente as de super-grupos co…