Sarcófago: Heróis Renascem (1996)

Eis que na Marvel Comics em 1.996 surge o filho mais torto de Crise nas Infinitas Terras. Sei que muita gente vai cair matando em cima disto que escrevi, principalmente por que Crise não é a primeira reformulação dos personagens da DC; mas sinceramente é a partir de Crise que passou a ficar evidente que alguns personagens necessitam de reestruturação para adaptarem-se aos novos tempos.

Na maior parte dos casos as editoras chamam novos artistas, terminam e começam novamente com a série mudando pouco ou em nada o nome, introduzem novos personagens, novos poderes, novos vilões... 

Mas neste projeto da Marvel foi diferente em termos que grandiosidade e terceirização.

Hoje é relativamente comum que a Marvel terceirize séries com Alex Ross e a Dynamite, mas na época foi um reconhecimento que os artistas internos não tinham a “pegada” para produzir as histórias necessárias.

Bem, dúvidas à parte, Jim Lee tinha feito The Uncanny X-Men, Rob Liefeld tinha feito X-Force e meses depois saíram da editora, juntos com algumas pessoas legais e outras nem tanto, e fundaram a Image – onde, em teoria, os direitos autorais pertenceriam aos escritores da história, o que de fato não aconteceu. Ambos foram convidados a voltar à Marvel e assumirem quatro títulos mensais onde iriam contar novamente as histórias de seus personagens título.

Quarteto Fantástico e Homem de Ferro ficariam aos cuidados do estúdio de Jim Lee e Os Vingadores e Capitão América ficariam aos cuidados do estúdio de Rob Liefeld.

Mal o projeto chegara ao meio e Liefeld já falava em “Mutantes Renascem”, quando ele foi afastado e Jim Lee ficou com todos os títulos. Em seguinte, em função de não pagar seus criadores e dificuldades financeiras diversas, Liefeld foi expulso da Image.
Quanto ao projeto Heróis Renascem, no fim tivemos que aceitar que tudo não passava simplesmente de um universo criado pelo Franklin Richards. Mas, devo advertir que em diversos momentos das séries havia pistas para este tipo de conclusão. O mais interessante é que com a reformulação destes personagens a Marvel desencadeou um processo de revitalização – até por que as vendas estavam baixas – que afetou todo o seu Universo.


A história passa nos dias seguintes ao Massacre, enquanto no universo Marvel padrão os personagens são dados como mortos após a batalha contra o monstro mutante.
Assim Captain America volume 2, Iron Man volume 2, The Avengers volume 2 e Fantastic Four volume 2 são séries com 13 edições, sendo 12 do projeto Heróis Renascem e uma 13ª edição dedicada a um amálgama entre o Universo Marvel e o Universo Wildstorm (que ainda não havia sido comprado pela DC).

Tecnologia do Blogger.