Fringe 3ª temporada, Parte 3 e final

A série Fringe concluiu sua temporada de forma a finalizar algumas pontas e deixar muitas abertas.

No episódio 3x19 Lysergic Acid Diethylamide, temos a solução definitiva para a história da consciência de William Bell, quando Peter, Walter e William navegam pela consciência de Olivia Dunham sob o efeito de LSD. O episódio é especialmente divertido em função do fato de que durante o tempo em que passam na consciência da agente eles são vistos como uma animação.

Surge um “homem que irá matar” a agente em algum momento e a consciência de Bell perde-se.

É a morte!

Resolvido isto, voltamos à trama da máquina misteriosa que por sua vez se aciona sozinha.

Após um episódio cheio de acidentes meteorológicos, Peter decide entrar na máquina. Falha.

Fica em coma algumas horas. Retorna à consciência enquanto Dunham tenta conseguir uma explicação com Sam Weiss – o dono da pista de boliche, autor do livro “As primeiras pessoas”. Cai por terra o mistério de Weiss. Ele não é imortal. Vem de uma longa família de pessoas com o mesmo nome e que estariam escrevendo e reescrevendo o livro. Cada versão pode ter uma página a mais ou não, variando com a maneira como a informação foi passada entre descendentes. O mais completo livro é o mais antigo.

Weiss afirma que Dunham pode afetar a máquina no outro universo.

Peter orientado por Walter e com o auxílio de Olivia retorna à máquina e a aciona.

Imediatamente acorda em 2026 quando é agente da Divisão Fringe, Olivia é a diretora, Astrid é agente de campo, a sobrinha de Olivia também é agente de campo, Phillip Broyles é senador e Walter está preso novamente!

Houve um desastre em 2011! Walter foi responsabilizado!

O universo alternativo foi destruído! Walternative atravessou dimensões e tentou corrigir, sem sucesso. Agora está disposto a vingar-se!

Walter Bishop, reprisando o episódio de abertura da série, é novamente liberado da cadeia para investigar uma possibilidade de localizar o terrorista Moureau, responsável por buracos de minhoca que estão desfazendo a realidade. O terrorista está agindo sob orientação de Walternative.

Walternative mata Olivia no futuro. Walter consegue convencer Peter a voltar no tempo antes que o acionamento da máquina ponha as realidades em choque.

Peter volta e ocupa seu corpo no passado. Usa seus poderes para reunir os dois Walters, as duas Olivia e os convence a trabalharem juntos para encontrarem uma solução para o impasse!

Imediatamente desaparece!

As pessoas não estranham!

Do lado de fora os Observadores dizem que eles não se lembram de Peter por que ele deixou de existir!

Fim de temporada!