Game of Thrones [1x05] - The wolf and the lion

A série de TV Game of Thrones chega à metade da temporada neste quinto episódio, exibido no Brasil em 05 de junho de 2011.

O episódio que em tradução livre tem o nome de “o lobo e o leão” mostra que os Starks (os lobos) e os Lannisters (os leões) estão em lados diferentes, especialmente depois do sequestro de Tyrion Lannister, o “duende”, por Catelyn Stark, quando o primeiro retornava de Winterfell para Porto Real.

Apesar de injustiçado e acusado de crimes que não se pôde provar sua intervenção e de ser levemente covarde, Tyrion salva Catelyn de um ataque de bárbaros, antes de chegarem ao reino hoje comandado pela irmã da senhora Stark, a senhora Lysa Arryn, viúva de Jon Arryn, a mão do rei anterior à Eddard.

No castelo de Lady Lysa, conhecido como Ninho das Águias, descobre-se que talvez a viuvez tenha abalado o comportamento dela. Ela se mostra irascível – algo já comentado anteriormente por Tyrion em tom de chacota – e seu filho é representado como mimado e levemente desequilibrado como sua mãe.

Arya Stark, percorrendo por catacumbas, descobre que há um plano para matar seu pai e o avisa. Stark só dá ouvidos quando a menina passa informações as quais não teria acesso.

Ele vai à uma reunião do conselho e depara-se com a enérgica insistência de Robert Baratheon, o rei, em enviar um assassino para cuidar do problema Daenerys Targaryen, em função da gravidez e da união com Khal Drogo. Em separado Robert revela à Cersei que mete o ataque dos dothraki, um povo semi-bárbaro que ainda não dominou a arte da navegação, mas que batalha unido, diferente dos reinos de Westeros que batalham desconexos.

Stark não concorda com a opção de assassinar uma jovem grávida e abre mão do cargo de mão do rei. Enquanto prepara suas coisas, Mindinho, o informante dono de bordeis e na adolescência apaixonado por Catelyn, se oferece a Eddard para mostrar o quê Jon Arryn visitou nas últimas horas de vida e se depara com mais um bastardo de cabelos negros.

Ao sair do bordel, Stark é cercado por Jaime Lannister, que mata os guardas do lorde de Winterfell, e durante um combate de espadas Stark é alvejado à traição. O motivo da agressão é o paradeiro de Tyrion, cuja notícia do aprisionamento por Lady Stark já chegou aos ouvidos dos Lannisters.

Além disso, descobrimos que Lorde Renly Baratheon, um dos irmãos de Robert, que reside em Porto Real, além de não ter habilidades em caçadas, em batalhas e em jogos políticos tem preferências homossexuais.

Com metade da trama já narrada, fica claro que a guerra prometida por Robert está próxima demais.