Sarcófago: Heavy Metal, a revista

Heavy Metal, the illustrated fantasy magazine “Brasil” era uma revista de antologias de ficção científica, fantasia, espada & magia, policial e qualquer outro tema fantástico ou não.

Apresentava-se no formato magazine e vinha com uma graphic novel grande, com mais de 50 páginas (algumas além de 60 páginas) e 6 a 8 histórias curtas (de 4 a 8 páginas) espalhadas pela edição.

Foi publicada no Brasil pela Editora Heavy Metal, e durou 24 números (entre julho de 1995 e o ano de 1.999) tendo inicialmente periodicidade bimestral.

Na edição 10 tornou-se mensal, mas devido à problemas de mercado na edição 16 reduziu as páginas à metade (dividindo a graphic novel em duas edições) e continuou com o formato mensal.

A partir da edição 22 retornaria ao formato de 100 páginas (agora sem algumas matérias que faziam parte das edições) e ainda mensal, mas infelizmente o mercado não absorveu o projeto.

Nos EUA a revista-irmã é trimestral e é de propriedade de Kevin Eastman, um dos criadores das Tartarugas Ninjas.

Teve uma série de 4 números chamada “Heavy Metal – Edição Especial” dedicada à série Druuna, um especial em 2 partes com pin-ups de Druuna chamado “Druuna X” e uma edição especial chamada “Heavy Metal Brazilian” cujos artistas eram brasileiros.