Relevâncias I: O Who's Who

Já comentei aqui sobre o Who's Who, mas vale lembrar novamente.

Who's Who ou “Quem é quem” foi um trabalho da DC Comics para apresentar aos leitores de Crise nas Infinitas Terras (1.984/85) uma explicação mínima de quem eram os personagens da série.

Em Crise apareceu praticamente todos os personagens da editora, que então tinha “apenas” 50 anos e já era difícil gerenciar a coisa.

Assim, o trabalho, é uma ficha explicativa do personagem com arte de alguém relevante para o herói, vilão ou grupo.

A primeira série teve 26 volumes.

Em 1.987 teve uma atualização de cinco volumes. Em 88 mais quatro volumes. Este primeiro conjunto mostrava os personagens da editora em transformação. Com universo relançado em 1.987 os volumes daquele ano e do seguinte tentavam atualizar os leitores sobre as mudanças dos personagens, que não foram poucas. Os personagens principais da editora – donos de séries publicadas mensalmente – tem fichas em todas as edições.

O volume 2 foi publicado a partir de agosto de 1.990 e teve dezesseis volumes. Tendo uma atualização em dois volumes a partir de dezembro de 1992 – conhecida por update '93.

Houve também entre 1.988 e 1.989 a publicação de fichas “Who's Who” em anuais da editora.

Além destes volumes tivemos 3 volumes para o Impact Universe – um selo com personagens licenciados da Archie Comics, que recentemente retornou mais uma vez e novamente foi cancelado, em ambos os casos após um início auspicioso -, uma série de dois volumes para Star Trek (1.987, portanto englobando o primeiro volume da série Star Trek quase todo escrito por Mike W. Barr e não o do Peter David e a Nova Geração) e uma série de sete volumes para a Legião dos Super-Heróis que foi um pouco diferente, pois tinha história e as fichas eram mais discretas e a arte não tão pensada como no restante da série.

A partir do volume de 1.990 a DC Comics adotou um padrão de dois lados – antes era arte e texto de um só lado. Neste novo formato de um lado há uma pin-up do personagem e no verso o texto informativo.