Pular para o conteúdo principal

Linux e o Imposto de Renda - 2010

Há anos a Receita Federal do Brasil disponibiliza versões do Imposto de Renda Pessoa Física para os sistema MS-Windows e para o sistema GNU/Linux; além de Mac e Solaris.

Nenhuma surpresa.

Mas os detratores avisam que os desenvolvedores não dão a devida importância à versão Linux e que não fazem os testes à contento. Aparentemente é verdade que os desenvolvedores não testam com todas as possibilidades possíveis e o programa dá o seguinte erro na instalação do ReceitaNet (software responsável por enviar a declaração):


$ ./ReceitanetJava2010.02_setup_linux.bin
Assistente InstallShield

Inicializando Assistente InstallShield...

Procurando Java(tm) Virtual Machine...
..............................The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)

O problema é além de não ter testado o suficiente para vislumbrar este erro a Receita não atualiza a informação na sua página de instalação. A correção é:

sudo apt-get remove openjdk-6-jre openjdk-6-jre-headless openjdk-6-jre-lib

que retira alguns pacotes jdk, e


sudo apt-get install sun-java6-jre sun-java6-bin

que instala os pacotes que a Receita Federal usou quando desenvolveu o sistema.

Num ambiente sem controle como o do software livre/código aberto é impossível prever que aplicação o usuário tem em seu sistema, então deve-se passar instruções para que os usuários consigam padronizar o sistema.

Agradecimentos ao Br-Linux.org que me respondeu o quê a Receita Federal não fez.

Postagens mais visitadas deste blog

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas porque há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas porque ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.
Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.
Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.
A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.
Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.
Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.
Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.
Após enterrar uma bomba de hidrogênio…

EaD: Como estudar sozinho em casa

Árvore genealógica do Superman

Em Krypton Chronicles, uma série que contava a história dos ancestrais de Kal-El a DC publicou a árvore genealógica abaixo.

Divirta-se!