Lançada em 18 de setembro de 2007, quase dois anos atrás, esta animação adapta para o mercado de venda direta de DVD o arco “A Morte do Superman” (Doomsday, no original).
O filme, é em parte, uma resposta a recentes projetos da Marvel Entertaiment no lançamento de filmes de animação para o mercado direto como Ultimates 1 e 2, Homem de Ferro e Dr. Estranho.
A animação do Superman funciona de forma mais redonda, ainda que também flutue entre a adaptação do arco e uma nova versão livre do herói, desligada inclusive da série “Superman Adventures” produzida por Bruce Timm (co-roteirista e produtor deste lançamento).
Em 1h e 17 minutos temos a descoberta de um monstro espacial por pesquisadores de Lex Luthor, a batalha com o Superman, a morte de ambos, o surgimento de um novo Superman – um clone, na verdade; e, por fim, o retorno do verdadeiro herói.
No terreno das liberdades criativas temos uma Martha Kent viúva (nos quadrinhos Jonathan ainda está vivo), uma Lois Lane namorando com Superman, sem saber sua identidade real e um Lex Luthor gênio, capaz de criar curas para a AIDS, câncer ou distrofia muscular – claramente influenciado pelas versões de Elliot S! Maggin e mais recentemente Grant Morrison, ainda que visualmente se assemelhe ao ator Michael Rosenbaum de Smallville.
Diversão garantida para toda a família, ainda que um pouco violento. Verifique a classificação de faixa etária.