A Dead Djinn in Cairo, P. Djèli Clark (2016)

 


Vamos então testar um cenário novo, mas que não seja tão estranho assim e que seja apresentando aos poucos? Ok!

É isso que você encontra em “A dead djinn in Cairo” de P. Djeli Clark disponível em https://www.tor.com/2016/05/18/a-dead-djinn-in-cairo/ - e provando que há muita coisa boa no site da TOR.

O cenário é apresentando lentamente e bem desenvolvido. Na segunda metade do século XIX um cientista egípcio rompe a barreira entre as dimensões e deixa um portal aberto que permite que djinns, anjos e ghuls caminhem sob a terra. Em 1912 o Egito já é um país que rompeu o domínio colonial e possui um “Ministério da Alquimia, Encantamentos e Entidades Sobrenaturais” que é convocado para investigar a morte de um djinn, em teoria imortal! Após visitar uma amante em um hotel luxuoso do Cairo o djinn é encontrado morto e exsangue.

Conhecemos então a Investigadora Especial Fatma el-Sha’arawi que, auxiliada pelo Inspetor Aasim Sharif recria a parceria clássica de investigadores já consagrada na ficção: mulher jovem e pronta para o novo século e homem maduro, levemente cansado com bigode estranho! Alguém pensou em uma versão de Hercule Poirot de Agatha Christie, porque eu pensei? Juntos eles têm que juntar as pontas soltas da trama e, claro, se deparam com algo maior do que eles próprios!

P. Djeli Clark tem a habilidade de inserir personagens secundários em momentos mais físicos (ou de ação, se preferir) que ajudam a tornar crível o desenvolvimento da trama e consegue apresentar didaticamente a situação política do Egito, sem entrar em detalhes, fazendo o mesmo com o trio de seres místicos abordados no conto (djinns, anjos e ghuls). A leitura flui e em nenhum momento é “descarregado uma tonelada de termos e conceitos novos” para o leitor, algo que quebra a magia da apresentação do cenário. É um excelente prelúdio com apresentação do universo e personagens que já sabemos retornam em The Haunting of Tram Car 015 – que esta semana estava disponível como livro gratuito do mês no programa da TOR. E sim, no Cairo de 1912 com anjos, djinns e ghuls temos também bondinhos!

Escrito por P. Djeli Clark, editado por Diana Pho e créditos da ilustração por Kevin Hong é uma excelente oportunidade de conhecer um novo universo e uma outra visão de fantasia. Aconselho enormemente! E lembre-se está disponível para acesso livre no site. Faça algo diferente e embarque neste novo cenário!