The Haunting of Tram Car 015, P. Djèli Clark (2019)

Antes de mais nada quero informar aos meus leitores que não economizei na resenha e sim a noveleta “The haunting of tram car 015” se passa no mesmo universo do conto “A dead djinn in Cairo” [que já havia resenhado aqui: http://osilenciodoscarneiros.blogspot.com/2020/10/a-dead-djinn-in-cairo-p-djeli-clark-2016.html], daí a ideia falsa que não me empolguei o suficiente. Não é verdade; a noveleta é muito bem escrita e não necessita de conhecimento anterior para que seja apreciada. Roubo então o parágrafo de apresentação da resenha anterior:


O cenário é apresentando lentamente e bem desenvolvido. Na segunda metade do século XIX um cientista egípcio rompe a barreira entre as dimensões e deixa um portal aberto que permite que djinns, anjos e ghuls caminhem sob a terra. Em 1912 o Egito já é um país que rompeu o domínio colonial e possui um “Ministério da Alquimia, Encantamentos e Entidades Sobrenaturais” que é convocado para investigar


um bondinho assombrado! Explico um pouco mais. Há, na série, um ar de “steampunk” e uso o termo por falta de um melhor, mais específico para situar melhor a tecnologia que surge neste cenário. Lá, alguns confortos trazidos pela tecnologia existem – como os bondinhos suspensos que trafegam pela cidade, veja a ilustração da capa – mas a origem destas tecnologias está relacionada com a quebra da barreira entre as dimensões. O projeto dos bondinhos e os meios para seu funcionamento foram fornecidos por um djinn, ainda que posteriormente eles funcionem exclusivamente por meio de tecnologia mundana. Mas as maravilhas resultantes do contato entre homens e seres “místicos” é plenamente visível na sociedade.

Conhecemos os Agente Hamed Nasr e seu novo parceiro o Agente Onsi Youssef que são convocados para “exorcizar” o bondinho 015, mas a burocracia do Ministério da Alquimia, Encantamentos e Entidades Sobrenaturais deixa-os cientes de que o custo financeiro está além do orçamento – eles teriam que convocar um djinn para executar tal feito e isto tem um custo alto – então eles decidem apelar para uma solução de “baixo custo” que [n]os leva a um passeio por uma Cairo mítica onde encontraremos mulheres que buscam o direito ao voto, sociedades secretas, mais alguns autômatos delicados além de uma noção fantástica da riqueza cultural que é aquela sociedade.

Objetivo e com uma traçado bem amarrado a noveleta de Clark consegue mostrar uma sociedade em mutação e uma visão distinta de alguns cenários, aqui o Cairo não parou quando da brecha dimensional, mas os djinns se somam ao caldo cultural continuando a fornecer conhecimento e crescimento à sociedade. Uma leitura muito divertida e com a participação especial de velhos conhecidos.

Finalista de Melhor Noveleta nos Prêmios Hugo, Nebula e Locus no ano de 2020.

Tor/Forge. ISBN 9781250294784. 160 páginas. Disponível a partir de 19/fev/2019.