Black Hammer vai além! (Até quando?)

Ontem a Dark Horse anunciou que haverá um encontro entre os personagens da série Black Hammer e a Liga da Justiça. Será em cinco partes e escrito pelo criador da série Black Hammer, Jeff Lemire.

Lemire tem uma voracidade em fazer derivados de Black Hammer! Fez Doutor Starr, Quantum Age, Garota Cthulu, Black Hammer ‘45 e reiniciou a série principal em Black Hammer: The age of doom. Está alimentando seus fãs que estão consumindo as obras e as achando boas ou divertidas. Doutor Starr é considerado uma pequena obra prima. Quantum Age tem um grande valor sentimental para mim porque é uma releitura da Legião dos Super-Heróis, grupo pelo qual eu tenho grande afeição. Garota Cthulu é “só” divertido – mas em uma época em que os quadrinhos esquecem de sê-lo.

Isto me lembra Astro City de Kurt Busiek. Busiek criou em 1993 uma série autoral publicada pela Image Comics, depois pela WildStorm (DC) e depois pela Vertigo (DC) onde se explorava os arquétipos dos heróis em uma cidade/universo em que eles são adorados. Diferente de Lemire, Busiek resistiu à tentação de derivados. Sim ele publicou especiais, mas eram feitos quando a série principal estava parada e pela mesma equipe criativa. Durante todo o período da série apenas um arco, relativamente recente teve um artista diferente de Brent Anderson.

Mesmo quanto havia rumores fortes de uma série de TV ou filme, Busiek resistiu. Mesmo quando o hiato entre as edições ia ao limite, Busiek resistiu. Lemire, não. Além de fazer uma dezena de séries regulares entre autorais e não autorais o autor não se fez de rogado: paralisou a solução da trama principal de sua série e começou a produzir derivados, jogando a solução da história sempre para a frente.

Isto não diminui a qualidade do que Lemire faz, mas é um indicativo que suas ideias podem se esgotar mais rapidamente.

A ver!