Chegou Liga da Justiça #01


Na última semana chegou às bancas do Brasil os primeiros quatro títulos da famigerada reformulação da DC Comics, conhecida pelos fãs como Os Novos 52. Os quatro títulos sãos Superman, Batman, Liga da Justiça e Lanterna Verde.

A lógica dos mixes nacionais parece concluir que bastar alocar um medalhão, um título neutro e um título ruim para compor as edições da Panini. Isso se agrava bastante com a série da Liga da Justiça que reúne além da série título, as séries do Capitão Átomo e Liga da JustiçaInternacional.

A lógica do rebute (reboot, se preferir) é uma reconstrução por soma de partes boas. A série do Capitão Átomo apresenta o personagem do zero, já a da Liga da Justiça Internacional explora uma ideia de Liga da Justiça que seja mantida para ONU, semelhante em termos ao conceito apresentado na fase de Keith Giffen & JM DeMatteis – a famosa fase cômica, que começou bem séria. A história não funciona nem na arte, nem no texto.

A história da Liga exige uma análise mais detalhada. Um Batman fugindo das autoridades é um Lanterna Verde cômico é um resultado direto dos filmes dos personagens. Mas a trama começa de um ponto qualquer com Batman sendo perseguido pelas autoridades e por sua vez perseguindo um parademônio. Não há explicações maiores, e talvez seja o maior erro da edição nacional. Não há um texto explicando que houve um rebute e – no mínimo! - que os personagens serão novamente apresentados aos leitores.

Não é uma edição cara. No quesito arte, Jim Lee está bem, porém com um traço apressado. Freddie Williams (Capitão Átomo) tem um arte belo, que funciona bem na parceria com o colorista José Villarubia. Já a dupla Aaron Lopresti & Matt Ryan, legado de Liga da Justiça: Geração Perdida, não tem muito a acrescentar aos anais dos quadrinhos. No quesito texto JT Krull (Capitão Átomo) ganha fácil do texto também apressado e sem respostas adequadas de Geof Johns (Liga da Justiça). Já o texto de Dan Jurgens é neutro, o quê pode prejudicar o mix nacional sem muitos atrativos além da arte de Jim Lee.

Vale lembrar que herói impopulares enfrentando uma invasão alienígena é um bom roteiro para um filme para apresentar a equipe. Tanto que já foi feito no cinema pelos Vingadores!