As dez noites da Besta

Talvez um pouco mais festejada em sua época do que realmente mereça, As dez noites da Besta marca três coisas em especial:

no Brasil, o segundo das comemorações dos cinqüenta anos de Batman, que havia começado com o lançamento da graphic novel "O filho do demônio" e o início de uma séries de especiais que seria coroado no ano seguinte com o retorno de uma série mensal do personagem pela Editora Abril;

Nos EUA o início de uma série de aventuras onde Batman era apresentado sozinho, mesmo que Robin aparecesse em uma história ou outra, e especialmente o retorno do caráter detetivesco do homem-morcego unido não muito sutilmente à violência que ficaria característico na série;

Por fim, também marca o início de tramas no formato “série dentro da série”, ou seja, pequenas minisséries dentro da própria série regular Batman.


Aqui somos apresentados a um agente russo implacável e aparentemente obstinado que não se retêm por nada, talvez nem mesmo pelo homem-morcego que deseja matar 10 dirigentes norte-americanos ligados ao projeto Guerra nas Estrelas.

Batman # 417/Batman – As dez noites da Besta, Edição Especial, Editora Abril (março/1989) – Um misterioso agente russo chamado KGBesta (KGBest) veio para o EUA para eliminar dez pessoas ligadas à política e ao lado americano da Glasnot, e um chefe de departamento da KGB pede a colaboração do Comissário Gordon e da CIA para detê-lo. Um agente da CIA nega-se a aceitar o auxílio do homem-morcego e o número de vítimas do KGBesta aumenta...

Batman # 418/Batman – As dez noites da Besta – A Besta continua a receber o nome de seus próximos alvos e tem sucessos na eliminação destes. Um novo confronto com Batman e uma nova fuga.

Batman # 419
/Batman – As dez noites da Besta – Um novo ataque do KGBesta obriga Batman a disfarçar-se de policial para conseguir colaborar com Gordon, alguns alvos são eliminados e outros supostamente mortos ressurgem. Em mais um confronto com Batman, Besta demonstra sua frieza ao cortar o braço esquerdo na altura da mão para fugir de uma armadilha do homem-morcego.

Batman # 420
/Batman – As dez noites da Besta – O alvo final de KGBesta é o presidente dos EUA, então Ronald Reagan, que está em visita a Gotham City, e Batman desconfia acertadamente de traição e vazamento de informações. Num último confronto com a Besta, Batman o atraí para uma armadilha e estranhamente prefere evitar o confronto direto, aprisionando-o em uma sala sem saída ou alimentos para morrer de inanição.

A – Jim Starlin Arte – Jim Aparo

Agradecimentos ao Mauro, que indicou algumas incorreções.