Crise de Identidade (2004)

Esta série, que não é um encontro entre Liga da Justiça e Sociedade da Justiça, começou em agosto de 2.004 e tem consequências sentidas até hoje.

A Panini a publicou em 2.005 e tem sete edições, sendo que a primeira tem variante de capa na 2ª impressão.

Escrita por Brad Meltzer, com lápis de Rags Morales e finais de Michael Bair – com capas de Michael Turner que sempre achei péssimo – a história é policial. Ou pelo menos uma tentativa de fazer uma história policial no Universo DC.

Sue Dibny, esposa de Ralph Dibny, o Homem Elástico (não confunda com Homem Borracha) é assassinada e no processo da investigação descobrimos que o Dr. Luz havia a estuprado no Satélite da Liga anos antes.

Ele, a Sociedade Secreta dos Super-Vilões (que havia descoberto a identidade dos heróis após trocarem de corpos) e Batman passam por um processo místico de lavagem cerebral orientado por Zatanna.

A idiotice de Luz, sempre tão ressaltada, se deveria a isto.

Os vilões se unem quando a verdade sobre o ocorrido passa para a comunidade dos vilões que passam por um endurecimento. Assim, o arco Crise de Consciência e eventos de Crise Infinita são responsabilidades diretas dos eventos de Crise de Identidade.

No final temos os seguintes mortos: Sue Dibny, Jack Drake o pai de Tim Drake – o terceiro Robin –, Capitão Bumerangue e Nuclear (Ronnie Raymond).

O culpado?

O culpado é Jean Loring, advogada e ex-esposa de Ray Palmer – o Elektron.

Ela acreditava que pondo em risco as pessoas próximas dos heróis iria reaproximar o ex-marido. Assim, matou acidentalmente a amiga Sue usando equipamentos que teve acesso em função de ter contato com a identidade de Ray.

Como detalhe, na época, o Espectro ainda tinha o espírito de Hal Jordan, admite para Oliver Queen que já estava trabalhando em sua volta. Voltaria no ano seguinte. Sem ligação humana o Espectro seria influenciado por Loring!

No geral é uma boa história com excelentes momentos.

No site Universohq Marcelo Naranjo fez uma matéria mostrando que Loring já teria raízes no descontrole desde nos anos 1970. Veja aqui.

Veja aqui as Crises do Universo DC.