Windows 7 usa código do Linux!

Extraído integralmente de: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/windows-7-usa-codigo-do-linux-adimite-ms-16112009-16.shl?2

autor: Felipe Zmoginski, de INFO Online

SÃO PAULO - A Microsoft admitiu que uma ferramenta utilizada em favor do Windows 7 contém códigos desenvolvidos pela comunidade de código aberto e publicados sob licença GPL v2.

O aplicativo em questão é o USB Tool, uma ferramenta gratuita oferecida na Microsoft Store que permite a usuários criar arquivos de boot para o Windows 7 a partir de dispositivos USB, como um pen drive.

Este tipo de recurso pode ser muito útil, por exemplo, para instalar o Windows 7 em um netbook, que não possui drive óptico e, por tanto, deve copiar o sistema operacional de outras formas, como via download ou por meio de uma conexão a drive externo, via USB.

Em post no blog Port 25, o gerente da Microsoft para assuntos open-source, Peter Galli, explica que “após olhar o código em questão, nós podemos agora confirmar que ele esta aí (códigos sob GPL v2), apesar de isso não acontecer de forma intencional de nossa parte”, diz Galli.

Nota do autor: Em função do grande debate em torno da notícia, deixei mais claro no texto que o código em questão não faz parte do sistema operacional Windows 7, mas sim de uma ferramenta criada para facilitar a instalação do Windows 7 em máquinas sem drive óptico. Também estão no texto links para o texto de Peter Galli, da Microsoft, e para os termos da GPL v2, que embasam esta matéria. Não é intenção do texto discutir a qualidade dos sistemas operacionais e disputas em torno de distribuições Linux e o Windows.