Wild Cards v9: Guerra aos curingas (2018, Leya/Omelete)

Segundo livro da trilogia “Rox” (ou “Saltadores” a tradução exata do termo em inglês, pois “Rox” faz referência ao novo nome da Ilha Ellis onde os saltadores se escondem) e último livro da série publicado no Brasil ainda pela primeira editora, a Leya, que em março de 2024 completará seis anos da publicação sem o final e sem volumes inéditos, ainda que tenha existido um conto chamado “O reciclador”. “Guerra aos curingas” é uma continuação direta do volume anterior e a partir daqui há alguns spoilers.

Dr Tachion foi aprisionado por seu neto no corpo de uma amante. Não satisfeito Blaise, o neto, o estupra com certa regularidade. Tachion é preso em Rox e as pessoas acreditam que ele foi morto em um conflito com curingas, talvez por vingança de sua "traição" à Hartmann. Além de “Amantes” de Melinda M. Snodgrass, que narra a trama do imbróglio familiar com tons edipianos, corta o livro o conto “A tentação de Hieronymus Bomba” que se aprofunda na história de Bomba, um gigantesco coringa que bombeia merda e controla Rox, levando-o ao conflito com Blaise por questões de poder.

Capitão Viajadão retorna para a trama do resgate de sua filha, morando algum tempo em Rox e amarrando as tramas do alienígena Durg (um ex-desafeto de Tachyon que habita na Terra há alguns anos) que levará ao corte para os volumes seguida com bastante lógica. As tramas da prostituta Veronica que deseja vingança por sua amante (“Montadores” de Lewis Shiner) e Jerry Strauss que deseja vingança contra o advogado que matou seu irmão se cruzam novamente (“Ninguém age sozinho” de Walton Simons) pois o advogado é o responsável pela orientação de sequestro de corpos. Explico: ele saltam um milionário de seu corpo para o corpo de um curinga e o chantageiam a transferir sua fortuna para os responsáveis. Veronica e Jerry já haviam sido apresentados aos leitores no volume anterior.

Ichiko, a dona de uma rede de prostituição e mãe de Fortunato, falece neste volume – e Fortunato, em um mosteiro no oriente não retorna à América para o funeral.

Croyd, agora um gigantesco morcego, retorna mas como auxiliar na trama “Vacila o claro agente, de fraquezas; mas a noite se atira para a presa” de Walter Jon Williams onde um ás com múltiplas personalidades se envolve com uma saltadora ou mesma tempo em que cooptado por Bomba para resgatar Tachion. Este personagem tem o clássico poder das trevas – transporte nas sombras, desaparecer nas sombras, sugar luz, calor e vitalidade, mas é apenas uma das personagens do ás que um dia serviu à Hartmann.

Talvez o único conto bem previsível seja “À espera da morte” de John J. Miller que resgata novamente o Arqueiro Brennan para (novamente) uma última missão depois que Jennifer é ferida em um ataque de agentes de Kien. É ruim porque ele fica solto na trama, claramente utilizando-se um personagens que agradava o leitores, um misto de Jon Sabble Freelancer e Arqueiro Verde ambos da fase de Mike Grell com alguma coisa de Justiceiro. Terminada sua trama ele (novamente) retorna para seu refúgio.

Principal incômodo do livro fica para a uma cena com o “Grande e Poderoso Tartaruga” que se enamora pelo corpo que o Tachion está habitando – é que está grávido! - e fica subentendido que sugere sexo com a moça. Uma moça que ele conheceu horas antes e que, na verdade, é um amigo seu. Ainda assim o livro é bem feito e há um gancho enorme para o volume seguinte que infelizmente ainda tem um senão: a trama do arco “Rox” não termina no volume X!

O volume X é um romance chamado “Double Solitaire” da Melinda Snodgrass que dá continuidade uma das das tramas deste volume. A conclusão ficou para o volume XI “Dealer’s choice”. Ou seja para terminar a trama é necessário a publicação de dois volumes.

Os direitos da série no Brasil estão com a Editora Summa mas seu perfil no Twitter/X disse ao final de 2023 que não havia planos de publicação de material relacionado à série em 2024. A editora foi obrigada a publicar a série desde o início e publicou até o livro 7, concluindo o arco anterior. Em função de preços ao consumidor, já que as versões da Leya eram fáceis de encontrar e geralmente com custo bem inferior, “Ás na manga” (Livro 6) e “A mão do homem morto” (Livro 7) foram oferecidos em formato e-book.

Veremos se a futura série de TV permite o retorno dos volumes ao Brasil. Aguardemos mais um pouco.