New Gods by Gerry Conway, DC Comics

Este volume reúne aquela que é conhecida como a 3ª Guerra entre Nova Gêneses e Apokolips. No fim de 1975 a DC encomendou à Gerry Conway uma continuação para a saga do 4º Mundo de JackKirby, pois o artista já havia retornado para a Marvel Comics. A história foi publicada em “1st Issue Special” (data de capa de abril de 1976). Há uma doce ironia, já que a sugestão inicial de Carmine Infantino (editor-chefe na DC Comics quando Kirby foi contratado) era que as tramas do 4º Mundo estreassem em uma edição de antologia de estreias, algo comum para a época, mas Kirby negou porque dizia que isto passava a ideia de que a editora não confiava no potencial do material.

Um ano depois a série New Gods é retomada a partir da edição 12 com o título “Return of the New Gods” que se estenderia até a edição 19, sendo concluída a trama nas edições Adventure Comics 459-460, além de uma edição de Super-Team Family que reúne Flash e os Novos Deuses. Publicando material de Adventure Comics e aventuras do personagem Flash, a editora brasileira EBAL achou pertinente publicar Super-Team Family e Adventure Comics em uma álbum especial sem nenhuma explicação adicional.

Em 1980 as tramas ainda renderam o suficiente para que o encontro de verão da Liga da Justiça e Sociedade da Justiça se passasse em Nova Gênese/Apokolips dando uma sobrevida para os personagens. Darkseid, no entanto, se tornaria arroz de festa nos anos 1980: vilão em uma famoso arco de Legião dos Super-Heróis, presente na série Super Powers, vilão principal do desenho animado dos Super-Amigos e a ainda a retomada da série original de Kirby, sendo reimpressa em seis edições e tendo a trama finalizada na graphic novel Cães Famintos. No pós-Crise ainda se torna o vilão principal do primeiro evento da editora após o reboot, Lendas (1987).

Conway é um escritor hábil. Resgata todos os elementos de Kirby, corta algum excesso e apresenta uma personagem nova para se tornar um elemento romântico como Orion, Jezebelle. A trama, no entanto, é a mesma de Kirby. Depois de Orion não poder derrotar Darkseid, porque sua morte poderia resultar na destruição do sol; Izaya descobre que o segredo da equação anti-vida está no subconsciente de seis humanos. Envia então os Novos Deuses para protegê-los – sem citar o paradeiro de Scott Free e plantando a ideia de que os jovens deuses da série “The Forever People” e o Homem Infinito realmente estão mortos.

Então passa a ser um jogo de gato e rato sobre capturar os humanos e impedir Darkseid de usar a informação até o conflito final. Aqui, graças à características da série, o conflito chega mais rápido.

A série chama a atenção pelo belíssimo traço de Don Newton que teve uma carreira curta, mas brilhante (falecido de 19/08/1984 devido a um ataque cardíaco fulminante), mas ainda assim o volume é mais uma curiosidade de fã e traz como apêndice o primeiro trabalho de George Pérez na DC Comics – a partir da segunda edição do encontro Liga/Sociedade da Justiça – substituindo Dick Dillin que havia falecido.