The Walking Dead [2x13] - Beside the dying fire

Uma das coisas mais interessantes nos quadrinhos Os mortos-vivos (The Walking Dead) é a forma como as pessoas vão perdendo a sensibilidade e tornando-se frios, calculistas, apáticos aos eventos. Quem leu a série que tem oito graphic novels publicadas no Brasil pela HqManiacs, correspondendo aos números #1-48 da série original, vai encontrar esta transformação em muitos personagens mas o trio formado pela família Grimmes é o mais afetado (ou talvez o mais visível).

O público também sofre um pouco disso. A temporada teve muito diálogo e quando morrem alguns personagens que gostamos ficamos indiferentes para quem morre em seguida.

Então chega um conjunto de episódios (#11, 12 e 13 em especial) onde a merda é jogada no ventilador e tudo explode, ou, se preferir, esparrama.

Em síntese: o som das balas ao final do episódio anterior atraem uma horda de zumbis que invadem a Fazenda de Hershell. Segundo o próprio episódio os zumbis não ficaram confinados nas cidades e passaram para o interior do estado.

O grupo de sobreviventes liderado por Rick Grimmes tenta utilizar-se de técnicas de guerrilha para eliminar zumbis, mas gastam balas antes de conseguir qualquer resultado prático. São muitos, é noite, há desespero!

Rick e Carl, separados do grupo, põem fogo no celeiro eliminando grande parte dos zumbis, mas vem em seu resgate um dos filhos de Hershell, que sucumbe rapidamente no velho trailer de Dale.

O ataque ao grupo faz Patricia de vítima e há uma tensão legítima no expectador, afinal se Dale morreu qualquer um pode morrer, especialmente Andrea que, nos quadrinhos, fez par romântico com o personagem durante meses. Pela lógica parte da utilidade de Andrea – que nos quadrinhos torna-se excelente atiradora – estaria eliminada, e fica-se apenas aguardando o momento!

A tensão cresce quando ela se separa do grupo que vai se reunindo em veículos para uma fuga desordenada, cada veículo indo para um destino. Fica-se com a impressão que a advogada não conseguirá resistir, especialmente quando fica sem balas e passa a manter os zumbis de coronhadas. Mas, numa boa surpresa Andrea, afastada totalmente do grupo de Rick, é resgatada por uma mulher com espada e dois zumbis amarrados: Michonne, saberemos em breve.

Já os outros sobreviventes são: Rick, Carl, Hershell, Lori, Beth (filha suicida de Hershell), T-Dog, Daryl, Carol, Glenn e Maggie.

Eles conseguem encontrar-se no ponto que usavam como referência para Sophia episódios atrás, apesar da resistência de T-Dog em levar Lori e Beth para lá.

Ao dar explicações sobre como Shane retornou tão rápido e sem mordidas, Rick revela que todos estão infectados e que sabia disso desde o CDC no final da temporada anterior. Em termos práticos significa que quem morrer irá transformar-se em zumbi independente de mordidas ou arranhões, ou seja, independente de uma contaminação mais visual.

Isso cria uma divisão no grupo, com pessoas criticando a posição de Rick, especialmente Carol, que não consegue cooptar Daryl. Ainda.

Lori inicialmente apoia Rick, mas quando ele revela que matou Shane em um duelo por ela, Carl e o bebê, a senhora Grimmes o repele, dando o tom de um sentimento maior em relação à Shane.

Pressionado e falando em tom de desabafo, Rick tenta manter o grupo coeso e deixa claro que a partir daí não será mais uma democracia e que quem não quiser permanecer pode seguir.

Perdidos, sem combustível e sem alimentos, eles não percebem um pouco além da mata, a alguns quilômetros uma prisão federal.