
Recentemente o quadro se alterou. A Marvel Comics tornou-se parceria em produções e investiu capital em longas de animação – Ultimates, Ultimates 2, Homem de Ferro, Dr. Strange – e alguns filmes. O resultado positivo criou histórias bem mais próximas do conteúdo dos quadrinhos. Algumas como Ultimates, praticamente idênticas.
Isto acionou o departamento de animação da Warner Brothers, proprietária da DC Comics. A Warner desde o fim dos anos 1.980 tem mantido séries de animação de excelente qualidade. Produziu Batman Adventures, Superman Adventures, Batman Beyond, Batman & Robin Adventures, Justice League, Justice League Unlimited – todas produzidas por Bruce Timm -, além de Turma Titã, The Batman e Batman – The Brave and The Bold.
Entendendo a estratégia da Marvel, a Warner/DC iniciou uma série de longas mais constantes em que adaptava de forma mais fiel histórias recentes e algumas clássicas. Desta leva veio A morte do Superman, Liga da Justiça – A nova fronteira, Liga da Justiça – Crisis in Two Earths (aqui), Lanterna Verde – Primeiro Vôo (aqui), Mulher Maravilha, Superman/Batman – Inimigos Públicos (aqui), Batman Under the Red Hood (aqui), entre outros. Além dos longas, a parceria também nos tem contemplado com curtas de animação com personagens sem série própria. Atualmente foram produzidos dois Showcase, um com Espectro – aqui – e outro com Jonah Hex – aqui.
A estratégia geral é que aproximando o lançamento de um filme com um personagem baseado em quadrinhos as companhias de animação produzirão um longa com uma história significativa do mesmo personagem.

A DC Comics promete para breve a adaptação de Contrato de Judas (uma história clássica dos Novos Titãs, a promessa mais antiga desta animações) e um novo filme com os Lanternas Verdes, aqui preparando o terreno para o filme live action do ano que vem. Este filme daria foco na Tropa dos Lanternas Verdes e não em Hal Jordan.
A Marvel, agora uma subsidiária da Disney, investe em uma nova série do Homem-Aranha e possivelmente dos X-Men, preparando terreno para os reboots das duas franquias, ao mesmo tempo em que tem atenção nos lançamentos dos filmes Thor, Capitão América, Vingadores e Homem de Ferro 3.
O Omelete soltou uma nota sobre os próximos projetos, disponível aqui.