A Lenda de Drizzt v3: Refúgio (Jambô, 2018)

Para encerrar a trilogia de origem de Drizzt Do’Urden o escritor R A Salvatore agora o faz se aproximar de humanos, mas em seguida é envolvido com o assassinato de alguns fazendeiros algo que, apesar de inocente desde o primeiro momento irá gerar um inimigo que o persegue ao longo do livro, Roddy McGristle.

Após o encontro com Columba Garra de Falcão e seus três companheiros, Gabriel, Kellindril, um arqueiro elfo, e Darda; primeiro Drizzt vive um período de um ano com Montólio De Bouchee, um ranger velho e cego, mas que tem afinidade com os animais para posteriormente, passar a colaborar com clérigos que se envolvem em uma trama com seu velho desafeto e um dragão.

Diferente dos dois romances anteriores, “Refúgio” parece uma coleção de noveletas que foram coladas e reunidas em um único livro e não uma narrativas estruturada. À vezes cansa a necessidade de Drizzt em ter amigos, em ter um mestre e sentir que sua punição pelos erros que remetem ao período em seu reino encerraram.

Ao meu entender é um livro que não funciona como uma grande narrativa, mas apenas para narrar histórias ocasionais que eventualmente podem se ampliar ou não. O próprio autor deixa isto claro ao fazer um pulo de sete anos sem acrescentar nenhum detalhe.

Na parte final se aproxima de uma região que pertence à anões e aparentemente cria algum vínculo com pessoas daquele lugar, após acontecimentos.


ISBN 978-8583650-874.

Jambô, 2018. Tradução Carine Ribeiro.


A Lenda de Drizzt

1

Pátria

2

Exílio

3

Refúgio