“O circo perdido” é uma graphic novel da série DC Teens e apresenta uma história de Richardson “Dick” Grayson quando ainda estava no Circo Haly.
Durante o verão, em vez das férias, Dick continua a se apresentar com a família no Circo Haly, mas sente que seu esforço é equivocado: a plateia é cada vez menor e se reduz ainda mais quando surge a poucas centenas de metros o “Circo Perdido”, que parece ter um verdadeiro mágico e um show mais impactante. Fugindo uma noite para visitar a concorrência, Dick encontra a misteriosa Luciana e sua equipe cujos mistérios irão fascinar Lodz – o mágico do Circo Haly – e afetar Willow, a jovem aprendiz.
Escrito por Michael Moreci e ilustrado por Sas Milledge com Phil Hester, esta graphic novel reproduz o padrão desta série: há um trio de adolescentes, há o conflito entre gerações, há o interesse romântico e aqui, de novidade, há o místico, que gera um fascínio no leitor, que se encanta.
O livro é bem escrito e se desenvolve bem. Realmente eu trocaria as cores pastéis com uma outra paleta, talvez mais próximo do efeito que as lembranças de circos, parques de diversões e carrosséis brincam com nossa memória afetiva. Em alguns momentos me peguei procurando detalhes ocultos que indiquem o futuro de Dick, mas exceto uma rápida leitura de cartas os autores não plantaram nenhum fan service.
É realmente um conto de um rapaz que desejar romper com os hábitos da geração anterior, mas se vê apaixonado por alguém que reverencia tais hábitos e isto, no processo, faz com que ele reforce os laços com sua família. Em alguns momentos a história é tocante de tão bela e consegue ter ação, mistério e romance nas doses certas. Mais uma bola dentro da série DC Teens.
DC Comics/Panini Comics. 2021. ISBN 9-786559-601103.