Perry Rhodan 1815 e 1816 [2020]

Perry Rhodan 1815: Galorn, o Mundo dos Enigmas (Peter Terrid, SSPG Editora, 05/04/2020) – Perry Rhodan e Reginald Bell encontram a cidade de Galorn no platô rochoso, onde ficam raças de diversas origens em um estado de miséria, sem alimento adequado e sem acesso à tecnologia que os permita sair do planeta. 

Eventualmente os que controlam o planeta “aplicam” um efeito que afeta os comportamentos das pessoas, tornando-as pacíficas e conformadas com seu destino. 

Devido a falhas de tradução (é um novo setor no universo e o tradutor universal não está perfeitamente calibrado) Rhodan e Bell não são plenamente entendidos.

Não me surpreenderia se ficasse claro que é um mundo prisão - mas não é; no episódio seguinte há boas explicações.

Foremon os persegue e teme que eles consigam acesso a um dos habitantes de Galorn que possui recursos suficientes para tirá-los do planeta. A dupla de imortais, no entanto, vai em direção à Szuker, um androide guardião da cidade.

Perry Rhodan 1816: Guardião da Felicidade (Peter Terrid, SSPG Editora, 05/05/2020) – Rhodan e Bell consegue consertar um robô e chega à fortaleza de Szuker, o androide guardião, mas são, primeiro aprisionados, e posteriormente o passantum no braço de Rhodan é reconhecido e o androide os liberta e em seguida instalar um pastilha-chip que permite a tradução universal. 

Alguns pontos sobre Foremon são explicados, é revelado que a cidade protegida por Szuker é um templo onde há uma cerimônia quando os habitantes originais do planeta retornam para morrerem.

Há uma sequência de ação quando Foremon os ataca no templo, eles fogem e o guardião do domo consegue que o androide passe a trabalhar com ele para perseguir a dupla e impedir o acesso ao domo.

[Comentários]

Minha visão sobre este trio de aventuras iniciado no episódio 1814 é que o andamento é lento, buscando reforçar que há limitações físicas de Rhodan e Bell e que o ativador celular não permite tudo. Buscam torná-los humanos, críveis sobre passar fome, passar frio e necessidade de dormir um período de sono adequado – mas não citam em nenhum momento a ausência de banheiros.

O objetivo é mostrar que enquanto há o ataque de uma raça desconhecida e de grande potencial bélico e há ameaças não esclarecidas no sistema solar (Trokan) três pessoas de grande influência e poder de decisão estão perdidas e um lugar desconhecido do universo. Funciona, mas gastam muitas páginas e eventualmente esquecem de ser mais descritivos nas novas raças – o quê poderia funcionar em um romance, mas em uma série semanal que sempre tem páginas o suficiente eu considero uma falha.

E detalhe! Mesmo com três episódios a trama não concluiu! Terá um intervalo e logo retornaremos para este cenário.

Episódio anterior: Perry Rhodan 1814.

Episódio seguinte: Perry Rhodan 1817.