A
descrição de Ameeron é interessante. Seria um reino entre reinos,
um limbo interdimensional, sem um astro rei, onde pessoas são
exiladas ou abandonadas. Uma terra desértica, sem vida própria onde
alguns sofrerão até a morte.
Lá há o
caminho para a Caverna dos Lamentos onde Elric de Melnibone
irá tomar posse de Stormbringer e Yyrkoon irá possuir
a espada-irmã, Mournblade.
Apesar de
odiar o primo, Elric não deseja ser escravo dos desejos da espada
negra que se alimenta das almas das pessoas que caíram ante sua
lâmina. Faz um pacto com a espada – que irá fornecer energias
para ele em troca das “vidas e almas de homens, demônios e até
deuses”.
Yyrkoon é
derrotado – e sua espada desaparece – e com o auxílio de Arioch,
os primos e o arqueiro retornam para sua própria dimensão, onde
após um período de festejos e reflexão, Elric decide viajar pelo
mundo durante um ano. Diante da negativa dos amigos em assumir o
trono, entrona Yyrkoon e inicia uma viagem pelos Novos Reinos
a contragosto de Cymoril (que teve o feitiço de sono
quebrado) e de Dyvin Tvar. Cimenta assim a desgraça do reino
e a sua própria.
Não
posso deixar de criticar a ingenuidade com que Michael Moorcock
retrata Elric neste momento, pois faz o personagem crê na
possibilidade de que seu primo vá governar com justiça seu reino.
Certamente é a influência de Arioch ou da espada vampira,
Stormbringer, assim como uma necessidade cronológica, afinal seu
retorno à sua cidade natal é narrado em The dreaming city,
primeiro conto do príncipe albino, publicado em 1.961, onde Elric
vê-se diante da loucura do primo no trono e tem que romper com os
desmandos. Em última análise a desgraça da cidade dos reinos
talvez tenha sido arquitetada por Arioch, que se divertia com o fato
de que o príncipe não conseguia romper a sequência de eventos que
provocaria a queda.
Um livro
muito interessante e ainda inédito no Brasil.
Nota: As
imagens deste post foram retiradas da série Elric of
Melbinone edições #5-6
e de
Heavy Metal #65.
A série
Elric of Melbibone teve seis números, tendo sido publicada entre
1.982-84, e foi uma produção da Star*Reach Production para a
Pacific Comics. Os créditos da adaptação são Roy Thomas
(script), P. Craig Russell (lay-out e finais) e Michael T.
Gilbert (lápis).