Nemesis Games (The Expanse v05) James S A Corey

A ideia central de “Nemesis Games” é expandir os locais de ação da série The Expanse. Ou pelo menos é o que parece ao início.

Assim, quando a Rocinante vai para o estaleiro em Tychon Station para uma manutenção longa, prevista para durar seis meses, a equipe se separa. Inicialmente é apenas Amos e Alex, mas posteriormente a Naomi também, esta de modo furtivo.

Amos retorna para a Terra para o funeral da pessoa que considera como mãe, ou equivalente. Alex vai à Marte tentar reatar com a esposa. Naomi recebe uma mensagem de Marcos Inaros que informa que o filho deles, Filip, está em problemas. A partir deste ponto as coisas se complicam grandemente.

A repórter Mônica Stuart relata à Holden que há naves desaparecendo quando atravessam o anel. Não muitas o suficiente para chamar a atenção – aparentemente cerca de 4%. A condução da trama nos leva a acreditar que as naves estão sendo reaproveitadas como parte da Marinha Livre de Marcos Inaros, que por sua vez inicia uma série de ataques a naves que trafegam no Sistema Solar e em seguida joga rochas na Terra o que acaba com o ecossistema do planeta. 

Finalmente conhecemos a versão dos livros da personagem Drummer que é apresentada neste volume e em uma função de gerência da estação após um atentado contra Fred Johnson, mas isto impede de ter uma informação mais precisa sobre a Marinha Livre e os conflitos – apenas parcialmente nos capítulos de ponto de vista de “Naomi” e “Alex”. 

Aqui Johnson sofre um atentado, mas sobrevive, apesar de perder uma amostra da protomolécula. Johnson então contrata Holden para levá-lo a uma reunião na Estação Medina, o quê desencadeia uma série de eventos intermediários.

Na Terra Amos, após resolver suas questões em Baltimore vai dizer adeus à Clarissa Mao, pois não acredita que retornará ao planeta. Ele consegue autorização de Avasarala, pois a herdeira Mao é prisioneira no “Poço” e isto permite que ambos consigam sobreviver aos choques das rochas que ativam vulcões adormecidos. Convenientemente Clarissa e Amos se aproximam e ela tem conhecimento de uma nave “sub-orbital” que poderia os levar à Lua. Amos convoca seu antigo parceiro Erich para este empreendimento.

Em Marte Alex não obtêm sucesso em se reaproximar de seu ex-mulher mas se une à Bobbie Drapper, agora a serviço de Avasarala para rastrear contrabando de armas que ligam Marte à Marinha Livre.

Holden costura informações sobre as naves desaparecidas e a delicada situação política: com a possibilidade de novos mundos pessoas estão abandonando em massa Marte – que está em processo de terraformação. Aparentemente a Marinha Marciana também está abandonando o planeta!

Com esta costura temos o melhor livro – e melhor adaptação de livro, a quinta temporada da série de streaming The Expanse – escrito até o momento. O que parecia a força da equipe, a sua união, se transforma em uma deliciosa melancolia e no desejo de vê-los reunidos.

Há significativas mudanças na adaptação. Algumas mortes não ocorrem no livro e tramas são acrescidas para dar relevância a personagens que não sejam da Rocinante, mas essencialmente está tudo lá. A única “grande” trama que não está na adaptação é que o “Primeiro Ministro de Marte” é perseguido pela Marinha Livre de Inaros e foge com Alex e Bobbie na nave-iate de Clarissa – uma herança do 2º livro.

Talvez o ponto fraco seja que, apesar de enorme, com mais de 500 páginas, “Nemesis Games” é apenas uma parte de uma duologia com o livro seguinte “Babylon’s Ashes”. E sim, alguns personagens parecem mais tolos e vagos (Filip e Marcos) que suas versões televisivas, mas são essenciais para mostrar como o que o livro mostra é a enorme mudança de poder: a Terra mantinha condições mínimas para ser o centro do jogo do poder, mas agora foi reduzida à escombros e ainda que seja necessário uma confirmação, aparentemente perdeu 50% de seus habitantes – além de reduzida a um cenário impossível de se recuperar de imediato até que a nuvem de fuligem se desfaça. Os militares marcianos se aliaram à Inaros, cedendo algumas naves, mas tem uma agenda própria e não se sabe exatamente onde está a protomolécula roubada da Estação Tychon – certamente não está com Inaros ou com algum de seus comandados.

Um excelente livro e desenvolvimento para os personagens, ainda que para saborear plenamente a obra seja necessário que você tenha embarcado na viagem desde o início.

Em breve os próximos!


The Expanse, a série de livros

1

Leviatã Desperta [Leviatan Wakes 02/06/2011, no Brasil Editora Aleph, 2017]

2

Caliban’s War [26/06/2012]

3

Abaddon’s Gate [04/06/2013]

4

Cibola Burn [05/06/2014]

5

Nemesis Games [02/06/2015]

6

Babylon’s Ashes [06/12/2016]

7

Persepolis Rising [05/12/2017]

8

Tiamat’s Wrath [04/12/2018]

9

Leviathan Falls [30/11/2021]