Monstro Do Pântano: Ramificações Gêmeas (Panini, 2022)

Sou um grande entusiasta da série de graphic novels da DC Comics para “jovens adultos”. Penso que será a porta de entrada para uma multidão de jovens leitores, apresentando os personagens da DC Comics em releituras de autores que estão trabalhando no mercado de livros direcionados para este público e não fãs “viciados” que desejam que seus sonhos sejam realizados. Também alcançará leitores que não vieram pelo caminho das “comic shops”, mas das livrarias. O leitor não comprará esta ou aquela edição porque é o personagem preferido apenas, mas porque já leu algo daquele autor.

Este volume é produzido pela dupla Maggie Stiefvater (texto, autora de “Os garotos corvos” com quatro volumes já publicados no Brasil) & Morgan Beem (arte). “Ramificações gêmeas” mostra os gêmeos Alec e Walker Holland e sua dualidade: um é extrovertido, outro calado e sorumbático, concentrado em uma pesquisa sobre a memória das plantas. Após uma crise familiar vão para a casa de primos em uma área rural onde entre tramas típicas de adolescentes (contato social, conflito de personalidades, violência e primeiro amor) o projeto sai do controle, contaminando alguns animais silvestres e domésticos e transformando-os em seres híbridos.

A história tem um bom andamento e boa apresentação de personagens secundários. Abby é bem interessante e não rouba a cena, já que a graphic novel é bem concentrada no conflito de personalidades entre os irmãos. No entanto, os autores gastam muito para o desenvolvimento e quando chega o momento da mutação Alec/Monstro do Pântano esta não fica “orgânica” (não resisti!). Surge repentinamente e carece de um segundo volume para mostrar mais do personagem transmutado. Ainda assim uma visão particular e bem interessante deste núcleo de personagens.

Publicado no Brasil em fevereiro de 2022, tradução de “Swamp Thing: Twin Branches” originalmente publicado em 13 de outubro de 2020. 192 páginas.