These savage shores, Ram V e Sumit Kumar [2018]

 

Esta história com texto de Ram V e arte de Sumit Kumar é um belíssimo conto gótico sobre os horrores que há em cada país e a tentativa dos horrores ingleses em sobrepor-se aos horrores nativos.

A trama começa quando um vampiro inglês é descoberto e atacado, mas sobrevive e é enviado por seu protetor para uma missão na Companhia das Índias Ocidentais. Ao chegar nas Índias é assassinado por uma criatura local que protege o povo – é um monstro mas amigável, serve o príncipe local, protege os necessitados e tem um caso de romance com uma moça que viu crescer, já que ele é imortal. A visão de monstro também é turva aqui, já que na narrativa dele ele é apenas um "filho dos deuses", um produto das crenças locais.

A ida do vampiro inglês para as Índias faz com que um caçador de vampiros vá em seu encalço e este irá se deparar com os horrores locais, mas o nível de problema amplia-se quando o protetor também segue para as Índias para vingar seu protegido.

Adicional a este nível de trama temos disputas internas dos príncipes indianos por território suas alianças e traições.

Ram V consegue escrever um romance gótico com excelente ambientação e a escolha de uma dupla de artistas mais do que adequada (Sumit Kumar na arte e Vittorio Astone nas cores), torna a história bastante crível, além de gerar um nível de interesse onde mistura beleza e horror. Longe da banal história de perseguição e vingança há na trama uma sensação de descoberta de coisa nova, de um novo jeito de contar as histórias e também os relatos acerca da maneira como as Índias cederam ao colonialismo e como isto afetou suas tradições e seu povo. A história foi publicada nos EUA em uma minissérie em cinco partes pela Vault em 2018 – e posteriormente coletada em encadernado – e é a porta de entrada do autor para o mercado americano onde trabalhou na DC Comics (2020/21) com Monstro do Pântano.


 

Excelente trabalho que consegue fazer uma união perfeita entre narrativa e arte.

Tecnologia do Blogger.