All systems red, Martha Wells [2017]

Equipe de exploração que está rodando alguns testes em um planeta distante em um espaço protegido por corporações e grandes interesses financeiros e tem uma unidade SecUnit – que se autodenomina secretamente Murderbot - para protegê-los, perde contato com outra equipe, logo após uma falha de sobreposição de dados do mapa local, o que os leva a oferecer auxílio à outra equipe com o objetivo de trocar informações e restaurar uma cópia anterior do mapa, mas descobre que não conseguem contato.

Assim inicia a série The Murderbot Diaries que mostra as aventuras de uma unidade de segurança responsável em geral por infiltração, extração e, é claro, segurança de seus clientes. Estas unidades são construtos ciborgues que obedecem uma unidade central – que esta unidade extraiu de si após ter perdido o controle.

Murderbot é um personagem construido lentamente e apresentado adequadamente ao leitor e segue o arquétipo do ranzinza que não deseja vínculo emocional com seus clientes e só deseja assistir sua série de TV preferida - sim o ciborgue é fã de séries de TV. Algo, claro, que não consegue alcançar.


Prêmios:

Nebula, melhor novella.

Locus, melhor novella.

Hugo, melhor novella.