The consuming fire, John Scalzi [The interdependency volume 2]

John Scalzi, autor de Guerra do velho (Old man’s War) é um autor habilidoso e não se propõe a reinventar a roda na série The interdependency. Ali sistemas solares trabalham unidos por um imperador que é também o chefe da igreja. Cada sistema é controlado por uma família e produz uma especialidade, ainda que alguns filhos e filhas tenham funções de transporte de mercadorias e direção de empresas fornecedoras de serviço. Estas famílias, subordinadas ao imperador controlam a interdependência. Os sistemas são apresentados como produtores exclusivos; assim se o acesso a outro sistema for negado pode faltar comida, combustível, maquinário, vestuário.

O detalhe é que o meio que permite o acesso de um sistema a outro – o “flow” - iniciou um colapso ao mesmo tempo em que uma das famílias pretendia tomar o planeta mais longínquo – o “Fim”, entendeu a pouco sutil piada? - pois acreditava que este planeta seria o centro das “linhas de tráfego” do flow. Houve um erro de planejamento, que leva a outros e em determinado momento estão todos no modo “tentativa e erro”.

Scalzi cria o cenário e o plot básico de uma boa série, mas diferente de outras autores de fantasia, escolhe trabalhar com um núcleo bem reduzido de personagens. Há Kiva Lagos, herdeira de uma família, responsável por transporte de produção, agora obrigada a cuidar dos interesses financeiros de uma família em decadência. Kiva ganha o ódio da Condessa Nohamapetan!

Há o lorde Marce Claremont, enviado de “o Fim” para relatar ao emperox que o flow está ruindo e que não há como prever quando ocorrerá. Mas Marce cai nas graças da emperox ao mesmo tempo em que descobre que houve outras rupturas antes e uma razoavelmente “recente”. Ele irá investigar as razões do colapso e descobrir novos níveis de mistério.

E há Cardenia Wu, a emperox Grayland II, herdeira do império mas não exatamente no controle da Casa Wu, portanto conduzindo a todos e sendo usada – e usando alguns – em um intricado jogo político. No entanto, Grayland realmente acredita no fatos que Marce traz a ela e se vê diante de um dilema para salvar a maior quantidade possível de pessoas sob o risco de comprometer sua posição como líder política e religiosa.

[Crítica]
Scalzi não entrega um livro complexo. É basicamente um divertido passatempo, sem complexidades maiores. Funciona como desdobramento do primeiro e das ideias que existem ali, mas não funciona sozinho. Ele gasta 1/6 do livro para estabelecer que o emperox já utilizou do recurso das visões em benefício próprio, lá atrás para fundar o império. Mas ao deixar claro que Cardenia usou deste subterfúgio, Scalzi entrega que não existem visões, na verdade, apenas planos políticos que se alimentam com elas. Ao disseminar que o flow está colapsando, Cadernia usa seu poder imperial e diz que o colapso veio à ela como uma visão. E isto choca a igreja que não tem fé de fato.

Kiva e Nadashe roubam as cenas, assim como a Condessa. Em uma série de TV é lógico que serão personagens centrais; Kiva por suas atitudes e opções sexuais ganharia muito tempo de tela, Nadashe por ser a filha que é objeto de negócio da família, mas que tem ideias distintas sobre isto disputaria facilmente o lugar de “vilã que de fato não é”. Já Marce e Grayland II tem capítulos inteiros e não são poucos, mas não soam factíveis. Há ainda um nível de “sonho de princesa” ou “encontro com cavaleiro honrado” que não permite que as histórias deles emplaquem perfeitamente: apesar de alguma dificuldade inicial eles resolvem seus problemas com uma incrível facilidade, enquanto as outras duas tem que suar, correr e às vezes ser arremessada ao espaço!

Mas compreendendo a série como uma trilogia, podemos pensar que é um romance de meio, elo de ligação para o quê haverá e aí então, cria-se uma expectativa sobre o fim, já que muitos fatos novos vem à tona neste volume. Mas o impacto é bem menor que o primeiro. É quase um romance protocolar buscando resolver o cenário geral e dando espaço para o desenvolvimento de alguns personagens.

The Interdependency series

Vol

Nome

Ano

1

The collapsing empire

2017

2

The consuming fire

2018

3

The last emperox

2019