Mr Mercedes de Stephen King (Suma, 2016)

Mr Mercedes” é 65º livro de Stephen King – 52º romance e 45º utilizando seu nome – e apresenta uma trama bem “feijão com arroz” mas com excelente andamento. É um livro policial, ou um thriller, mas pode ser possível que alguns leitores vejam elementos de sobrenatural na trama.

Bill Hodges é um policial aposentado que está entediado e seriamente pensando em suicídio. Ele tem uma vida simples e solitária pós divórcio e longe da filha. É amigo do jovem Jerome, que lhe faz alguns favores enquanto se prepara para a faculdade. O tédio perigosamente corrói Bill que busca um significado para sua vida enquanto olha perigosamente para a arma de seu pai.

O último grande caso de sua carreira foi quando um homicida roubou um carro Mercedes e atropelou em uma multidão que se inscrevia para vagas de empregos em uma madrugada, matando oito pessoas, entre elas um bebê de colo. Este caso ficou em aberto.

O assassino decide que quer mais e passa a enviar cartas e mensagens para Hodges – usando uma rede social – e isto reanima o ex-policial que faz contato com a herdeira de Olivia Trelawney, a proprietária do veículo Mercedes. Janey, irmã de Olivia, contrata Bill para investigar quem roubou o carro e que gerou a culpa que levou Olivia ao suicídio. No contexto de uma visita da família para o velório de Olivia conhecemos Holly, prima de Janey, que se somará a Bill e Jerome na investigação.

Narrado de forma ágil e com excelentes capítulos centrados no assassino – sua identidade é de conhecimento do leitor - “Mr Mercedes” mostra um homem doente que deseja se vingar em todos por causa de suas frustrações e que manipula as pessoas. Há outras pessoas doentes e manipuladoras no livro, quase todas detestáveis, mas o vilão se destaca. Assim como sua relação com a mãe.

A construção do livro é boa, mas como o leitor toma conhecimento de quando será o clímax muito cedo, isto atrapalha um pouco o ritmo, sendo necessário posicionar o obrigatório deus ex-machina de modo a resolver – ou explicar a solução – a trama, o que incomoda um pouco; mas não muito. A própria alternância de Hodges entre um aposentado deprimido, à beira do suicídio para alguém mais ágil não convence plenamente, mas a simpatia pelos personagens e o ódio pelo vilão fazem com que o leitor se incomode pouco com isto.

Se tornou uma trilogia, seguido por “Achados e Perdidos” e “Último Turno” já publicados no Brasil.

Mr Mercedes (65 | 52 | 45)

ISBN 978-85-5661-002-0. 400 pgs.

Tradução Regiane Winarski.