Criminal v1 Covarde de Ed Brubaker & Sean Phillips

Publicada inicialmente em um selo autoral da Marvel Comics – o Icon, “Criminal” a série policial de Ed Brubaker & Sean Phillips iniciou em outubro de 2006, posteriormente transportada para a Image Comics. O volume 1 da série durou dez edições sendo atualmente publicada em dois encadernados “Covarde” (edições 1-5) e “Lawless” (edições 6-10).

A trama não é complexa, nem mirabolante. É uma clássica história de assalto bem narrada. Leo Patterson é um assaltante que atualmente faz golpes pequenos, mas que tem uma reconhecida habilidade em formular planos elaborados. Ele é cooptado pelo policial Seymour para roubar diamantes que estarão em trânsito – juro para vocês que conheço uma história semelhante com dinheiro e que ocorreu em uma cidade de MG. Leo é identificado como “covarde” pela habilidade de “vazar” do local do crime à menor suspeita de erro.

Apesar de cheio de regras sobre seus golpes, Leo vai quebrando cada uma delas e através dele conhecemos o elenco da série, seja o policial Seymour, o velho Ivan, um homem a quem Leo tem uma relação paternal mas que agora tem demência e é viciado e Greta, uma ex-condenada e viciada em tratamento que deseja um “último golpe” para sair da cidade e viver em paz com a filha – um “clássico” entre as justificativas. À medida que quebra as regras percebemos que seu domínio sobre o golpe vai diminuindo e que as coisas vão dar errado. Muito errado.

Com diálogos, enredo e páginas bem executados, “Criminal” é uma história de assalto bem narrada e que prende a atenção do leitor, levando a torcer para o sucesso do crime – uma prova da empatia que cria com o leitor.

Mino. 144 páginas. Abril de 2022.