Wild Cards v8: Luta de Valetes, editado por George R R Martin

A trama deste volume alterna uma trama longa com Jerry Strauss, ex-Projecionista, mas neste volume nominado Sr Ninguém, um ás com poderes de metamorfose; com tramas curtas – contos – centrados em personagens secundários preexistentes ou não.

Jerry ficou cerca de vinte anos preso na forma de um gorila e foi resgatado por Dr Tachyon. Ao retornar para seu estado humano se descobre rico – herdeiro – e passa a viver com o irmão e a cunhada. Com problemas de autoestima se relaciona com uma prostituta, Verônica. Esta por sua vez viciada em heroína encontra um abrigo e amor com uma terapeuta, até que um ás possui o corpo da terapeuta e a incrimina.

As tramas se concentram em situar o leitor na Ilha Ellis, entendendo que este seja um bairro dos Curingas ainda mais distópico, onde habitam os curingas que não desejam o convívio sol. Este bairro-ilha é nomeado “Rox” e as investigações para descobrir quem é este ás que possui as pessoas e qual a sua agenda – na trama, chamados de “salteadores”.

Estranheza recebe um longo conto que mostra sua origem: três amantes que acordaram ligados em um corpo único e que se altera, causando intensa dor física. Graças aos salteadores surge a possibilidade de tirar uma pessoa daquele corpo. Uma trama que terá consequências mas não creio que seja especialmente chamativa fala do processo de divórcio e guarda da filha de Mark Meadows, ele um ás que sob o efeito de LSD e outras substâncias alterna personalidades heroicas - sim, para cada droga que usa emerge um herói distinto!

A outra trama que começa aqui e se desenvolverá em todo o arco é o conflito entre Tachyon e Blaise, seu neto. Bastante mimado, o menino já havia se mostrado perigoso em histórias anteriores e aqui, com a adição do conflito sexual provocado pelo surgimento da Dra. Cody há a ruptura que terá consequências na série.

Luta de Valetes” é o primeiro volume da trilogia “Rox” que foi publicada originalmente nos volumes 8, 9 e 11, sendo o volume 10 um hiato. Tem edição de George R R Martin e texto de Walton Simons (as tramas de Jerry Strauss), Chris Claremont (Dra. Cody), Lew Shiner, William F. Wu, Victon Milân, Stepen Leigh, Melinda Snodgrass, John Jos. Miller.