Perry Rhodan 1833-1837: Política, intriga e fuga!

Perry Rhodan 1833 “O Portal de Trokan” de Susan Schwartz é uma trama basicamente política onde duas mutantes – Mila e Nadja – investigam o paradeiro dos heróis terrestres desaparecidos, enquanto tem que lidar com a má vontade dos herreachs o povo de Trokan, planeta que ocupa a posição de Marte no Sistema Solar. 

É um volume muito respeitoso às crenças dos herreachs e faz paralelos sobre as crenças dos “civilizados” e dos povos subjugados, especialmente porque na trama, sabemos de antemão, que não há deus dos herreachs e tudo é um plano de super-ciência complexo. Isso ressalta apenas a "lógica fria" dos "povos cristãos e civilizados" quando tem o "primeiro contato" com outra civilização: "seu deus não é um deus de verdade". 

Há também questões ligadas à destruição do Trokan e a reconstrução de seu mundo, povo e cultura diante de um quadro complexo que envolve um conflito com uma raça invasora.

O volume 1834 “O voo da Trontter” de Robert Feldhoff volta a ação para a galáxia de Plantagoo onde Rhodan e Bell usam uma nave sucata para viajar pelo espaço. 

A trama do líder dos zentrifaals, A-Caliform e do guardião do domo, Foremon, que persegue a dupla de terranos é arrastada e segue para o volume seguinte, Perry Rhodan 1835 “Contato com um assassino” (R. Feldhoff) que continua com este jogo de gato e rato entre os heróis e Foremon e agora acrescido de Fen-Qost um tash-ter-man que passa a colaborar com os heróis, ainda a ação é focada no reencontro com o guardião e o conflito com ele em um planeta pantanoso.


Em Perry Rhodan 1836 “Missão em Fornax” de Horst Hoffman temos um volume de boa dose de ação que rompe o certo marasmo da trama em Plantagoo. Aqui o halutense Tomo Kirkus sequestra dois eloundar, mas é perseguido e aprisionado por Komganczor, que serve à Raylacza, um dos líderes dos guardiões galácticos – uma organização criminosa – que tenciona lucrar com os eloundar. Como pano de fundo uma trama de traição na organização.

“A mais difícil tarefa de Rebekka” (Perry Rhodan 1837) volta nossa atenção à BASE, o cassino espacial – lembre-se que está havendo uma invasão e a série procura mostrar como vários núcleos reagem a isto – e a uma trama de espionagem e romance envolvendo agentes infiltrados e os guardiões galácticos. 

No geral, não é um bom conjunto de episódios pois costura uma trama já longa com dezenas de sub-tramas para que percebamos a reação dos galácticos e as dificuldades de Rhodan & Bell, já suficientemente exploradas. 

Volume anterior | Volume seguinte.